Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social e a empresa de consultoria PPC proporcionou um curso profissionalizante de manicura e pedicura para as moradoras do Loteamento Jequitibá. O projeto é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da equipe técnico-social da Sehab, e tem como principal objetivo elevar a qualidade de vida das famílias beneficiárias dos programas de habitação popular.
O curso foi realizado no espaço da Comunidade Católica e teve duração de uma semana tendo, o seu encerramento nesta sexta feria, 23. Vinte mulheres participaram do curso, ministrado pela manicura Fernanda Furtado, que foi contrata pela empresa de consultoria. Para ela, a oportunidade de ajudar famílias de baixa renda a ter uma possível ajuda financeira foi o mais gratificante.
“No começo elas estavam pouco estimuladas, mas quando viram que o curso ia ser bom, começaram a se empenhar, e no final foi um sucesso. Eu ensinei muito a elas, mas também aprendi com a história de vida de cada uma. Foi uma experiência única e marcante, pois, além da formação profissional, elas aprenderam a respeitar o espaço umas das outras, e isso ajudará bastante na convivência na vizinhança”, afirmou.
Mulheres donas de casa que não têm emprego encontraram nesses dias a chance de poder aumentar a renda familiar com seu próprio negócio, como a jovem Priscila Lindoso, que está com casamento marcado e já sabe como vai ajudar nas despesas de casa.
“Essa profissionalização veio em boa hora. Eu vou casar e não tinha perspectiva de arrumar emprego. Tenho um filho recém-nascido e tudo fica mais difícil, mas depois desse curso vou poder fazer unha na minha casa e ganhar meu dinheiro. Outra coisa boa foi que a equipe realizou o curso dentro do loteamento, assim não precisamos nos deslocar para o centro e conciliamos o trabalho doméstico com o curso”, disse a estudante.
No final do curso as participantes receberam certificado de conclusão e um kit de inicialização do trabalho de manicura oferecido pela empresa de consultoria PPC.
O secretário de habitação, Aurélio Cruz, participou da abertura do curso. Para ele, o mais gratificante é o contato e a proximidade com as famílias atendidas pela Sehab e o retorno que elas dão levando o aprendizado adiante.
“O governo do Estado é o maior incentivador dos pequenos negócios, e a Secretaria de Habitação desenvolve projetos que ajudam a colocar em prática essa ação. Nossa equipe técnico-social trabalha incansavelmente para atender as famílias beneficiárias dos nossos programas de habitação”, disse Cruz.