Governo promove capacitação em trânsito urbano

Agentes do Detran e RBTrans, além de policiais militares, são contemplados

O estágio de capacitação em trânsito urbano teve início na manhã de hoje, 28, no auditório do Primeiro Batalhão da Polícia Militar
O estágio de capacitação em trânsito urbano teve início na manhã de hoje, 28, no auditório do Primeiro Batalhão da Polícia Militar

O estágio de capacitação em trânsito urbano teve início na manhã de hoje, 28, no auditório do Primeiro Batalhão da Polícia Militar

O estágio de capacitação em trânsito urbano teve início na manhã de hoje, 28, no auditório do Primeiro Batalhão da Polícia Militar. Participam do curso 25 agentes de fiscalização da Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), além de integrantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A iniciativa do governo do Estado, por meio do (Detran), Polícia Militar e RBTrans, visa incutir e aprimorar conhecimentos dos participantes das instituições envolvidas a desempenhar com proficiência as funções específicas de policiamento de trânsito, dentro dos parâmetros legais e das técnicas de policiamento. Vai contar com duas turmas, de cinco dias de duração cada. Entre as temáticas abordadas estão legislação e fiscalização de trânsito, escrituração básica, noções de direção defensiva, técnica de policiamento de trânsito, palestras e estágio operacional supervisionado.

Durante a cerimônia de abertura, a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, destacou a importância de qualificações para suprir a necessidade de fiscalizar, bem como informar os cidadãos no que diz respeito à legislação de trânsito. “Nós vamos sempre apoiar ações como essa. Utilizar conhecimentos em prol da fiscalização, de certa forma, também é uma forma de educar e salvar vidas”, disse.

“Quero dizer que cada um de vocês aqui presente terá uma missão importante ao término desse curso. Aplicando o que aprenderam aqui, vocês irão ajudar a prevenir acidentes”, complementou o secretário de Estado de Segurança Pública, IldorGraebner.

O comandante da Polícia Militar, coronel Anastácio, trouxe à tona o crescente número de acidentes registrados no país e as cifras gastas pela administração pública em saúde, por esse motivo. “Os acidentes têm aumentado de maneira alarmante em todo o país. Capacitações dessa natureza são boas alternativas para mudar esse quadro, unidas ao trabalho e aos esforços de cada um de vocês. Assim, nós conseguiremos minimizar esses números”, afirmou.

Um dos participantes da atividade, o agente de trânsito do Detran Ivanildo Melo, acredita que essa seja uma forma de atualizar seus conhecimentos no seu campo de atuação. “Conhecimento nunca é demais. E o que é mais interessante é que, além da teoria, teremos também o estágio, para podermos colocar em prática o que vamos aprender”, ressalta.