A 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Cruzeiro do Sul tem intensificado suas ações de educação no trânsito por meio de atividades em escolas municipais. A iniciativa visa conscientizar alunos e professores sobre a importância de um trânsito seguro, além de promover a formação de futuros cidadãos mais responsáveis e atentos às leis de trânsito.
Uma das ações foi realizada na manhã desta sexta-feira, 11, na Escola Antônio de Barros Freire, com a presença de mais de 250 alunos.
As atividades, que fazem parte do programa permanente de educação para o trânsito, incluem palestras interativas, exibição de vídeos educativos e dinâmicas lúdicas, adaptadas para diferentes faixas etárias. Os temas abordados vão desde a travessia segura nas faixas de pedestres até a conscientização sobre os riscos do uso do celular ao volante e o consumo de bebidas alcoólicas.
Segundo a chefe da 1ª Ciretran, Erissa Lima, a educação no trânsito é um dos pilares para reduzir acidentes e promover um comportamento mais consciente. “Estamos investindo nas crianças e adolescentes, pois acreditamos que elas têm o poder de transformar o futuro do nosso trânsito. Elas não só aplicam o que aprendem, como também levam essa conscientização para suas famílias”, destacou.
A ação, que teve início em setembro, já passou por cinco instituições de ensino e deve alcançar outras nos próximos meses. Para a diretora da Escola Antônio de Barros Freire, Valdeliz Souza, uma das primeiras a receber o projeto, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento de uma cultura de segurança no município. “As crianças estão muito empolgadas com as atividades, e já percebemos maior cuidado delas ao atravessar a rua e no diálogo em casa sobre o trânsito”, afirmou.
“Eu acho que todos nós podemos deixar o trânsito mais seguro. Desde pequenos devemos ter essa consciência”, disse o aluno Arthur Costa de 10 anos.
Além das palestras e dinâmicas, a 1ª Ciretran está distribuindo cartilhas educativas e realizando concursos de desenhos e redações, incentivando os alunos a refletirem sobre como podem contribuir para um trânsito mais seguro. Os melhores trabalhos serão premiados em uma cerimônia no fim do ano.
As ações da Ciretran fazem parte de um esforço do Departamento Estadual de Trânsito do Acre Detran/AC para reduzir o número de acidentes e promover uma convivência mais harmoniosa nas vias públicas, tanto para motoristas quanto para pedestres e ciclistas.
A previsão é que, até o fim do ano, mais de 1.500 alunos sejam impactados diretamente pela iniciativa. O projeto segue o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), com a meta de reduzir em 50% o número de vítimas no trânsito até 2028.