Governo promove ação em alusão ao Dia Mundial da Água para estudantes de escola pública

Em continuidade às ações alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o governo do Acre mobilizou a comunidade escolar do Instituto de Educação Lourenço Filho (IEL), em Rio Branco, nesta terça-feira, 19, em mais uma etapa do Circuito Ambiental.

Nos dois dias de ação, foram atendidos mais de 550 estudantes nas duas instituições de ensino. As atividades alusivas continuam, ainda na sexta-feira, 22, com o Seminário “A Água nos Une, o Clima nos Move”, com a palestra Impacto das Mudanças no Regime Hídrico do Estado do Acre, que ocorre na Biblioteca Pública das 8h às 13h.

Ação foi realizada no Instituto Lourenço Filho, em Rio Branco. Foto: Caroline Félix/Sema

A sensibilização teve como foco apresentar aos alunos práticas ambientais responsáveis, mostrando as políticas ambientais do Acre. O objetivo principal é reforçar a importância de conservar esse recurso natural essencial para a vida humana, em ação efetuada por meio de parceria entre as secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema), Educação (SEE), Saúde (Sesacre) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

Este ano o tema escolhido foi “A água nos une, o clima nos move”. A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, reforçou que a Sema tem atuado com políticas públicas direcionadas à conservação da água.

“Falar sobre a importância dos recursos hídricos, da água, especialmente para alunos, é gerar um processo de sensibilização, que é levado para dentro de casa. No cenário que estamos enfrentando, de eventos extremos como cheia e seca, entender os efeitos que causam e a necessidade da conservação desse recurso tão precioso à vida é fundamental”, disse.

O estudante do 1º Ano do Ensino Médio do IEL Maydson Rodrigues Vieira dos Santos aprovou a ação. Foto: Caroline Felix/Sema

O estudante do 1º Ano do Ensino Médio do IEL Maydson Rodrigues Vieira dos Santos, de 15 anos, aprovou a ação. “Eu explorei tudo o que trouxeram para cá. Fui em todas as salas onde tinha atividades. É para melhorar os nossos conhecimentos”, afirmou.

A secretária destacou ainda a ação integrada das pastas do governo no Circuito Ambiental e do compromisso técnico com a agenda, desde o planejamento até a operacionalização, aliando o conhecimento teórico à prática de atividades diversas, para facilitar o  entendimento das informações passadas. “É uma agenda de muito impacto”, afirmou.

Estudantes participaram da ação em alusão ao Dia Mundial da Água. Foto: Caroline Felix/Sema

A diretora de Recursos Hídricos e Fauna do Imac, Paola Daniel, reforçou a importância da iniciativa: “Levar esse conhecimento aos alunos é resgatar e repassar a importância de termos um olhar especial para esse bem tão importante e primordial para a vida terrestre”.

O chefe do Departamento de Inovações Educacionais da SEE, Anderson Melo, mencionou a importância da atividade, que capacita os alunos a se tornarem multiplicadores de informação.Desde o ano passado, temos na secretaria um programa chamado Escola Verde, que trata de várias temáticas dentro das pautas ambientais, e uma delas é a água”, relatou.

Eventos climáticos e suas causas fazem parte da abordagem da ação. Foto: Caroline Felix/Sema

O coordenador do IEL, Adriano Melo, destacou a relevância de “cuidar para que as futuras gerações futuras não sofram e tenham conservado esse bem tão precioso”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter