O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou, nesta quarta-feira, 19, em Rio Branco, uma ação voltada à conscientização sobre a saúde do homem, com foco na prevenção ao câncer de próstata. A atividade integra a campanha Novembro Azul, que reforça, anualmente, a importância da realização do exame antígeno prostático específico (PSA) e da quebra de tabus relacionados ao cuidado preventivo, especialmente para homens a partir de 45 anos.

A programação envolveu servidores da pasta, com o objetivo de sensibilizar o público masculino para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) da SEASDH, Josiane Bezerra, destacou que superar preconceitos relacionados ao exame de próstata é essencial para proteger a saúde.
“Estamos ajudando a construir uma consciência sobre a importância de estar bem em todas as áreas da vida. A roda de conversa e as dinâmicas foram ótimas para tornar o assunto mais acessível e menos intimidante, criando um espaço seguro para que os homens pudessem tirar suas dúvidas. Prevenindo problemas futuros e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”, explicou.

Durante o evento, os servidores participaram de uma palestra sobre saúde do homem, que abordou sinais de alerta, fatores de risco, prevenção e formas de identificação do câncer de próstata. A ação contou ainda com sorteio de brindes e exames de sangue, além de serviços de corte de cabelo e barba, proporcionando um momento de cuidado e acolhimento.
O servidor Felipe Guedes destacou a importância da iniciativa. “Ter um espaço como esse, onde podemos falar abertamente sobre saúde, é essencial. Muitos homens ainda têm dificuldade de abordar suas preocupações, e ações como essa ajudam a quebrar barreiras. A informação adquirida aqui também pode ser compartilhada com amigos e familiares”, afirmou.

Para o servidor Pedro Souza, a campanha reforça a importância do cuidado preventivo: “A ideia de plantar saúde para evitar surpresas no futuro é perfeita. Essa abordagem ajuda a desmistificar tabus e incentiva os homens a se cuidarem mais. A dinâmica leve realizada pela equipe também contribuiu para que todos se sentissem à vontade”.

A SEASDH reforça que a ação integra a política de promoção da saúde do servidor público, incentivando hábitos preventivos e fortalecendo a conscientização sobre a importância do cuidado contínuo com a saúde masculina.



















