Governo prepara Auxiliares em Saúde Bucal para atuação profissional

Dentistas têm procurado a escola para identificar alunos que se destacaram em curso (Foto: Assessoria IDM)
Dentistas têm procurado a escola para identificar alunos que se destacaram em curso (Foto: Assessoria IDM)

Dentistas têm procurado a escola para identificar alunos que se destacaram em curso (Foto: Assessoria IDM)

Nesta segunda-feira (21), os educandos do curso auxiliar em Saúde Bucal (ASB) da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, do Instituto Dom Moacyr, realizaram a apresentação dos relatórios de estágio como parte integrante curricular do curso que teve como carga horária total de 990 horas. O curso iniciou em fevereiro de 2011, e a formatura dos 28 concludentes está prevista para julho de 2012.

O estágio supervisionado teve carga horária de 160 horas e ocorreu em diversas clínicas odontológicas particulares e em escolas públicas da rede estadual de ensino de Rio Branco. “Fizemos tudo com muito cuidado, sempre atentos aos profissionais experientes das clínicas. O contato com a prática é essencial para nos preparar para o mercado de trabalho”, disse Anna Cláudia Macedo, educanda do curso ASB.

Para Luciana Santos Brasileiro, “o estágio foi excelente, não tive dificuldade nenhuma. Pude colocar em prática o que tinha visto na teoria, os dentistas me ajudaram, foi muito bom, e por conta do meu estágio fui convidada por uma clínica para atuar como voluntária: aceitei e hoje vejo que estou apta a desenvolver as competências que aprendi na escola”.

Segundo Sued Jarude Moreno, cirurgião-dentista e mediador do curso, a realização dessa atividade foi uma oportunidade de consolidação de tudo o que foi aprendido durante a formação. Além disso, os educandos tiveram a oportunidade de comparar a rede pública com a rede particular. A avaliação foi positiva para que os educandos tenham habilidades e competências suficientes para serem inseridos no mercado de trabalho”.

A coordenadora geral da escola, Anna Lúcia Abreu, disse que a escola tem sido procurada por cirurgiões-dentistas interessados em contratar alunos que se destacaram no curso. “Esse curso é a nossa primeira oferta para jovens e trabalhadores ainda não inseridos no mercado de trabalho e foi uma experiência gratificante verificar o crescimento deles”.

Anna Lúcia ressaltou os investimentos que o governo do Estado vem fazendo para a qualificação de mão de obra e garantiu: “Em breve haverá o retorno à sociedade”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter