Governo planeja ações conjuntas para o desenvolvimento da indústria com base em inovação

O governo do Acre avança em suas metas de fortalecimento da indústria e tem como maior desafio a inovação tecnológica. A Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) quer garantir esse modelo de governança. Em reunião de trabalho com a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac) e a Agência de Negócios do Acre (Anac), nesta sexta-feira,  5, traçou metas para a criação do Sistema Integrado de Desenvolvimento Econômico (Sidec).

“Essa fomentação ocorrerá através de cinco eixos, que estão de acordo com o plano decenal apresentado pela Seplan. A missão dada pelo governador Gladson Cameli é a de fomentar, articular, estimular e apoiar a valorização e a geração de negócios e da força de trabalho acreana”, disse o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita.

Para os desafios da ciência e inovação tecnológica, o Estado quer ampliar e fortalecer a capacidade de produção de conteúdo, estudos científicos, além de novas patentes. O presidente da Fapac, Moisés Diniz, garantiu apoio a jovens cientistas.

Reunião de trabalho na sala de governança da Seplan traçou metas para a criação do Sistema Integrado de Desenvolvimento Econômico (Sidec). Foto: Cedida.

“O governo Gladson Cameli, por intermédio da nova gestão da Fapac, ampliará o apoio à pesquisa científica de mestres e doutores, ajudará startups já criadas, mas dará foco à iniciação científica, com olhar na bioeconomia da Amazônia como forma de incentivar o surgimento de jovens cientistas e utilizar a biodiversidade como riqueza que pode se multiplicar a favor do acreano mais pobre”, acrescentou Diniz.

O ecossistema da inovação será fortalecido por meio do marco legal – lei que será enviada para aprovação na Assembleia Legislativa do Acre – visando o desenvolvimento da cultura de inovação. O plano de trabalho prevê, ainda, a construção de políticas de inclusão digital e o conhecimento tecnológico em diversos segmentos sociais.

Em parceria com a Anac, serão desenvolvidas estratégias para o ambiente de negócios. O fortalecimento do comércio exterior está entre as metas estabelecidas. “Com foco na ampliação da participação das empresas locais no mercado brasileiro e também em outros países, a Anac estará empenhada em atrair novos investimentos e oportunizar a qualificação de empresas com potencial de exportação”, disse a presidente da Anac, Waleska Bezerra.

Agenda positiva

A convite da Associação Comercial, Industrial, de Serviços do Acre, o secretário Assurbanipal Mesquita participa da Missão Empresarial Acisa/Apex Brasil, em Lima, no Peru, de 6 a 11 de maio.

Nos dias 12 e 13, pela Câmara Técnica do Comércio Exterior, faz visita técnica nas aduaneiras de Assis Brasil e Epitaciolândia, e nas instalações do Aeroporto de Cobija.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter