Governo participa de reunião de entidades estaduais de meio ambiente para discutir política climática no Brasil

A titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (Semapi), Julie Messias, e o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Assem, representaram o Acre, nesta terça-feira, 14, na Reunião de Integração Multinível e Multissetorial para Avanço da Política Climática no Brasil, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em Brasília.

Participaram da reunião o diretor-presidente do Imac, André Hassem, a titular da Semapi, Julie Messias, e a secretária adjunta, Renata Souza. Foto: João Raphael/Semapi

O evento discutiu a integração em vários níveis para contribuição e avanço de políticas climáticas do Brasil. A secretária Julie Messias reforçou que o Acre segue nas discussões pelo avanço de políticas que buscam conciliar produção e conservação e que os próximos passos deverão fortalecer a governança participava, garantindo que os povos indígenas e as comunidades tradicionais estejam inseridos nas discussões dos marcos das políticas e programas do Estado.

“Iniciamos com a nomeação de Nedina Yawanawá para a Diretoria de Políticas Indígenas da pasta. Estamos discutindo a elaboração do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa, desenvolvimento da bioeconomia, meios para garantia da eficiência energética, planos de resíduos sólidos, fomento às cadeias produtivas e outras questões”, disse.

Secretária Julie Messias participou de agenda da Abema em Braslía; Foto: João Raphael/Semapi

Da comitiva acreana participaram ainda a secretária adjunta de Meio Ambiente, Renata Souza, e o assessor da Semapi João Raphael Gomes.

Entre os participantes estavam o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, que representou a ministra Marina Silva; a ministra do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Santo; o conselheiro do Ministério das Relações Exteriores, Marco Túlio Cabral; representantes do Ministério das Relações Exteriores e de instituições como Clima e Sociedade, Instituto Ethos e Rede Clima.

Diretor-presidente do Imac, André Assem, também participou da reunião. Foto: João Raphael/Semapi

Acre vai integrar GT preparatório para participação dos Estados na COP28

Pela experiência adquirida nas agendas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), a secretária Julie Messias foi apontada para integrar o grupo de trabalho (GT) que faz parte da Comissão de Clima da Abema na COP28, representando a Região Norte. O grupo tem a missão de organizar a participação dos estados que representam os seis biomas do Brasil. Além do Acre, integram o GT o Ceará, o Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul.

Acre vai integrar GT preparatório para participação dos Estados na COP 28. Foto: João Raphael

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter