Atendendo a demandas da comunidade do Projeto de Assentamento (PA) Baixa Verde, localizado no km 35 da BR-317, membros do governo do Acre, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), da prefeitura de Rio Branco e do Ministério Público Estadual (MPE) se reuniram neste sábado, 21, com cerca de 50 moradores, na Escola Edgar Cerqueira.
Na pauta principal estava a segurança pública, com a reivindicação de ações de prevenção em policiamento, investigações e esclarecimento de ocorrências como furtos, roubos, assaltos, tráfico e consumo de drogas, além da instalação de um posto policial para pronto atendimento.
Também foi cobrado do representante municipal, Manoel Lima, maior oferta de dentistas, médicos clínicos e pediatras, evitando o deslocamento dos moradores até a capital. O gestor comprometeu-se em atender a demanda.
Já a representante do Ministério Público, Nazaré Gadelha, prontificou-se em atender todas as pessoas que necessitem de atendimento para a recuperação dos dependentes químicos, providenciando o tratamento por meio da rede de atendimento do Estado e do município.
Na oportunidade, o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, prometeu encaminhar à comunidade representantes do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) para planejar cursos de prevenção e de abordagem sobre drogas dirigidos aos diretores de escolas e pais de alunos.
Na tarde e na noite do mesmo dia 21, uma guarnição da Polícia Militar de Senador Guiomard e outra do Batalhão da Polícia Ambiental já realizam rondas nos principais ramais do assentamento.
Reni Graebner afirmou que voltará em 30 dias àquela comunidade para informar as providencias adotadas e os seus resultados alcançados para a segurança e tranquilidade de todos.