Governo participa de programações alusivas ao Dia Mundial da Água

A Semana da Água, iniciada na segunda-feira, 21, no auditório da Uninorte, em Rio Branco, segue com palestras e minicursos sobre a temática. A iniciativa é do governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), em parceria com instituições governamentais e universidades.

Atividade faz parte da programação do Dia Mundial da Água. Foto: Katiúscia Miranda/Semapi

Na tarde desta terça-feira, 22, foi realizado o minicurso sobre monitoramento hidrometeorológico, destinado a estudantes universitários, prioritariamente dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil.

O conteúdo foi ministrado pelo chefe do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Edvaldo Araújo Paiva e pelo coronel James Joyce, técnico da Defesa Civil responsável pela coordenação da rede de alertas hidrológicos do Acre.

Ainda neste Dia Mundial da Água, 22 de março, às 19h, no auditório da Uninorte, será realizada uma palestra sobre a gestão dos recursos hídricos, ministrada pela diretora executiva da Semapi, Vera Reis Brown. Logo após a palestra será realizada uma mesa redonda sobre o assunto.

Com o tema Preservar a Água é Valorizar a Vida, o evento busca sensibilizar a sociedade acreana sobre a importância desse elemento essencial para a manutenção da vida.

A programação segue até quinta-feira, 24, com o apoio da Semapi, da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac), do Centro Universitário Uninorte, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Defesa Civil, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Minicurso sobre monitoramento hidrometeorológico é destinado a estudantes universitários. Foto: Katiúscia Miranda/Semapi

A programação conta com palestras e mesas redondas em quatro eixos: água e saneamento; preservação e gestão dos recursos hídricos; direito à água e saúde pública; e inovação e práticas sustentáveis.

Águas subterrâneas

Na manhã desta terça-feira, o governo participou de programação organizada pela prefeitura de Rio Branco, no auditório da Biblioteca Pública. A chefe do Núcleo de Bacias Hidrográficas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi), Maria Antônia Zabala, falou sobre a gestão de recursos hídricos no Acre, especificamente sobre outorga de águas subterrâneas.

Maria Antônia Zabala falou sobre a gestão de recursos hídricos no Acre. Foto: Katiúscia Miranda/Semapi

Com o tema Águas Subterrâneas: tornando o invisível visível, o evento teve como objetivo promover a reflexão sobre a importância da água e do gerenciamento sustentável dos recursos hídricos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter