pelas crianças

Governo participa de Encontro de Conselheiros Tutelares em Cruzeiro do Sul

Na manhã desta quinta-feira, 19, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM) participou do 4º Encontro de Formação para Conselheiros Tutelares, no município de Cruzeiro do Sul.

O evento contou com a participação de diversas instituições e órgãos que fazem parte da rede de proteção da política de criança e adolescente. Foto: Clara Vitória/SEASDHM.

O encontro foi enriquecido com uma palestra da advogada Joane Lopes, abordando educação digital e crimes cibernéticos, prosseguido por Lucinaira Carvalho, vice-presidente da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado do Acre (Ascontac), a qual elucidou sobre o papel do Conselho Tutelar e da Rede de Atendimento.

A gestora da SEASDHM, Ana Paula Lima, prestigiou a cerimônia e acrescentou: “A temática de crianças e adolescentes é muito valorosa para mim e para o governo Gladson Cameli”. Ela continua: “Levando em consideração o trabalho feito pela rede, eu me empenhei em equipar 13 dos 25 conselhos tutelares do Acre, para que possam continuar atendendo nossas crianças da melhor maneira possível”.

A titular da SEASDHM foi reverenciada por seu histórico profissional no município. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM.

Ana Paula relembra quando atuou como secretária municipal de Assitência Social de Cruzeiro do Sul, onde trabalhou na implementação do primeiro Conselho Tutelar do município, além de viabilizar a estruturação do Lar Novo Dia, atualmente conhecido como Lar Ester, o primeiro serviço de atendimento institucional da região. 

A coordenadora da SEASDHM no Vale do Juruá, Milca Oliveira, enalteceu os profissionais: “Os conselheiros tutelares realizam um trabalho de extrema importância. Vocês são os olhos das autoridades, os ouvidos da sociedade e a boca das crianças”. 

Com o conhecimento na prática, tendo trabalhado anteriormente como conselheira tutelar, ela aponta que os direitos das crianças e adolescentes são violados com mais frequência nos municípios mais distantes e diz: “É importante a valorização e capacitação dos nossos profissionais. Encontros como esse são especiais para o fortalecimento da nossa rede”.

 

A Guarda Mirim da Polícia Civil participou da cerimônia em celebração aos conselhos tutelares. Foto: Clara Vitória/SEASDHM.

A solenidade contou com a presença de conselheiros tutelares dos municípios de Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. O encontro estadual será promovido em Rio Branco, no período de 16 a 19 de agosto.