Governo participa da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Mâncio Lima

A atual gestão tem se mostrado cada dia mais empenhada em alavancar a cultura acreana. Sendo assim, o governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), esteve presente, em apoio à Prefeitura de Mâncio Lima, na I Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu nesta terça-feira, 17. O evento que teve por tema “Democracia e Direito à Cultura”, objetiva discutir propostas de fortalecimento da cultura local e eleger os delegados(as) para a 4ª Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá nos dias 4 e 8 de março de 2024, em Rio Branco.

Fundação Elias Mansour (FEM) tem apoiado as Conferências Municipais. Foto: Evandro Ibernon/Cedida

A Conferência acontece obrigatoriamente em todo o país com o objetivo de orientar os municípios que receberão os recursos federais da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc. “Para os recursos chegarem até esses municípios, é preciso que eles estejam capacitados e regularizados dentro das normas previstas para receber esses recursos. E essas conferências são um dos critérios para que isso aconteça”, explica Cordolino Mota, coordenador regional da FEM em Cruzeiro do Sul.

Grupo de capoeira Bom de Escola, Bom de Capoeira se apresentou durante a abertura da Conferência. Foto: Evandro Ibernon/cedida

Estiveram presentes no debate autoridades locais, secretários municipais, representantes do Ministério Público do Acre (MPAC), alunos, fazedores de cultura e a sociedade em geral.

Dentre os presentes, estava Mário Gomes, fazedor de cultura local. Para ele, esse é um momento histórico para o município. “É um marco, e eu acredito que com essa iniciativa se abrirão muitas oportunidades para que os fazedores de cultura possam expressar seu talento. Me sinto extremamente lisonjeado em participar de um evento como esse”, disse.

“A proximidade da FEM com os municípios tem sido primordial na nossa Conferência. Esse foi o momento de ouvir os fazedores de cultura da dança, música, arte, artesanato, audiovisual e discutir onde está a ferida e como podemos curá-la por meio de projetos e ações”, destaca Valmiro Muniz, chefe do Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMEC) ao falar sobre a importância do apoio do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter