Governo parabeniza medalhistas do basquete nos Jogos Escolares

Primeira-dama parabeniza alunas que participaram dos Jogos Escolares (Foto: Angela Peres/Secom)

Primeira-dama parabeniza alunas que participaram dos Jogos Escolares (Foto: Angela Peres/Secom)

O Acre teve em 2013 o melhor desempenho na história da etapa nacional dos Jogos Escolares, realizados em Natal. Entre os medalhistas acreanos está o time feminino de basquete da escola Divina Providência, de Xapuri, que conquistou a inédita medalha de bronze da categoria. A primeira-dama Marlúcia Cândida e outros membros do governo receberam as atletas na manhã desta segunda-feira, 16, para parabenizá-las pelo grande feito.

“Estou muito orgulhosa de vocês. Pelo prêmio ser acreano, de Xapuri e de meninas”, disse Marlúcia Cândida ao parabenizar as garotas. “Vocês estão agraciando o Acre com essas medalhas. Vocês de Xapuri, terra de lutas, têm no DNA esse espírito de conquista. O governador Tião Viana fica muito feliz por vocês e se coloca a disposição para ajudar essa geração de acreanos”.

O secretário de educação Daniel Zen aproveitou para lembrar que: “Esse ano tivemos os melhores resultados nos Jogos Escolares em sua etapa nacional de 12 a 14 anos. Além da vitória do basquete feminino, tivemos o ouro no futsal masculino e destaques no ciclismo e tênis”. O secretário adjunto de Esporte, Petronilo Lopes Filho, o Pelezinho, conta dos esforços do governo. “Quase não conseguimos participar dos Jogos Escolares este ano, mas o governo não mediu esforços e conseguimos levar nossa delegação que hoje traz um orgulho enorme para o Acre”.

Frayma Pinheiro exibe orgulhosa medalha recebida em Natal (Foto: Angela Peres/Secom)

Frayma Pinheiro exibe orgulhosa medalha recebida em Natal (Foto: Angela Peres/Secom)

O treinador da equipe, professor Marcílio Freitas, ressaltou que o desafio de participar da competição não amenizou nem mesmo quando eles chegaram lá. “Tivemos até problemas com o Comitê Olímpico Brasileiro, que marcou nossas passagens de volta para antes da final. Eles não acreditaram na gente. Ficamos desesperados quando vimos que teríamos que voltar antes do jogo que valia a medalha, mas graças ao governo conseguimos dar a volta por cima e remarcar a volta”.

Entre as meninas vitoriosas encontramos a jovem Frayma Pinheiro, 14 anos. Ela revela que os momentos mais difíceis da competição foram justamente o de enfrentar equipes que elas mesmas consideraram superiores, como a do Amapá. “Foi uma experiência incrível, conhecer um lugar diferente, muitas pessoas do país inteiro, competir e trazer a medalha. Ficamos felizes demais”.

A professora de educação física da escola Divina Providência, Ray Barros, acompanhou a equipe na jornada. Ray é madrinha e assessora de Francimar Bodão, um campeão acreano na competição do UFC. “Quero agradecer ao governo por esse apoio pra gente. Dá ultima vez que o Bodão esteve aqui ele me disse, ‘Hoje a vida está mais fácil, mas o que a gente já passou’, e eu disse pra ele, ‘Mas hoje estamos assim porque você acreditou em si mesmo, eu acreditei em você’, assim como eu acredito nessas meninas”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter