Governo oferta prato extra para alunos da zona rural

Arroz, feijão, macarrão, salada, farofa, frango frito e suco de cajá. Esse foi o cardápio oferecido aos alunos que estão em período de férias da escola Manoel Machado, localizada no Ramal São José, na zona rural de Rio Branco. O prato extra está sendo ofertado pelo governo do Estado para mais de 140 mil estudantes.

De acordo com a diretora da escola, professora Miriam Teles, desde que iniciou o o prato extra nas férias, em torno de 40 alunos do ensino fundamental I e II são atendidos diariamente na unidade. Em diversas ocasiões, eles levam marmita para outros alunos que não conseguem comparecer.

Merendeiras da Escola Manoel Machado servindo aos alunos durante as férias. Foto: Mardilson Gomes

Entre os alunos da Manoel Machado que estão almoçando diariamente na escola estão os irmãos Maria Evely Pereira e Elyson Pereira.  Ela está no terceiro ano e ele no sexto, e residem no Ramal Belo Jardim, atendido pela escola. “Estamos gostando muito do almoço na escola”, afirmam.

A maioria dos alunos que comparecem à escola para almoçar também compareceram durante o recesso escolar do ano passado, momento em que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), também ofertou o prato extra à comunidade escolar.

Quem também está aprovando o prato extra na escola são os alunos Keuny da Silva e Kelvin Mesquita. Ela estuda no terceiro ano e ele no sétimo. “Tenho uma irmã que também estuda aqui na escola, então eu trago a marmita para levar para ela”, informou o estudante.

Comunidade carente

Quem também comemora o prato extra  é a servidora Francisca Santos, a Quinha. Ela é professora do Atendimento Escolar Especializado (AEE) e faz questão de dizer que, desde que o programa foi implantado, no ano passado, os alunos vem comparecendo à escola.

“Para mim, esse talvez tenha sido um dos melhores programas sociais já implementados pelo governo do Estado, porque temos uma comunidade carente e muitos pais não tem trabalho. A maioria vive do Bolsa Família, então esse atendimento é muito importante”, enfatiza.

Alunos da Escola Manoel Machado sendo atendidos pelo Programa Prato Extra, do governo do Estado. Foto: Mardilson Gomes

Ela cita também outros programas do governo, como a distribuição de uniformes escolares e kits contendo cadernos, lápis, borracha, caneta e outros itens, para que os alunos possam estudar. “Eles agora vêm para a escola uniformizados. Isso é muito bom”, diz.

Governador muito humano

Já a professora Miriam Teles, que é diretora da Escola Manoel Machado, comentou que o governador Gladson Cameli tem sido muito humano ao tornar realidade um programa do porte do Prato Extra: “É algo muito humano da parte do governador ver a situação de cada aluno”.

Ela considera uma “excelente iniciativa” da parte do governo do Estado. “Sabemos que, com a pandemia, muitas coisas aumentaram de valor e o desemprego aumentou, e aqui temos uma comunidade muito carente, por isso o Prato Extra é de extrema importância”, ressaltou.

Na zona rural, alunos almoçam e levam alimentação para os irmãos. Foto: Mardilson Gomes

Ela lembra que, ao longo de 2022, o governo do Estado também já havia ofertado o prato extra durante o recesso de meio de ano. “Já naquele momento, os alunos compareceram em peso, porque quando tinha o recesso as crianças ficavam desassistidas, mas agora elas têm a oportunidade de encontrar na escola essa alimentação”, afirmou.

Escola Wilson Pinheiro

Outra escola rural que está ofertando o prato extra aos estudantes é a Wilson Pinheiro, localizada no Ramal do Polo de mesmo nome. Por dia, de acordo com a professora Cecília da Rocha, são atendidas em torno de 20 crianças que estudam nos ensinos fundamental I e II.

Segundo ela, o Prato Extra é um programa muito exitoso ofertado pelo governo do Estado. “É um serviço de cunho social significativo para as famílias que necessitam desse auxílio e contamos com a colaboração de todos os funcionários para realizar esse trabalho”, afirma.

O Prato Extra é um programa que atende alunos da rede pública com alimentação também durante as férias. Foto: Mardilson Gomes

Entre os zelosos funcionários da escola está Cristina Silveira, que é merendeira e se diz muito feliz em poder servir aos alunos durante as férias. “Tenho dois filhos aqui na escola e tem muita gente que necessita dessa alimentação”, destaca.

Aos alunos que não estão conseguindo chegar até a escola para almoçar, em alguns casos, a própria diretora leva até eles. “Temos famílias carentes que não estão conseguindo chegar e levamos o alimento até elas e eu ficou muito feliz por estar ajudando na alimentação dessas crianças. Isso é muito gratificante”, ressalta.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter