Governo oferta cursos técnicos em Enfermagem e Imobilizações Ortopédicas para a população de Cruzeiro do Sul

Na última sexta-feira, 11, o governo do Estado deu início aos cursos técnicos em saúde nas áreas de Enfermagem e Imobilizações Ortopédicas para a formação de 60 novos profissionais em Cruzeiro do Sul. Os cursos foram solicitados pelos moradores do município, e serão oferecidos aos que já possuem ensino médio e desejam profissionalizar-se para serem inseridos no mercado de trabalho.

Alunos dos cursos técnicos em Enfermagem e Imobilizações Ortopédicas de Cruzeiro do Sul em aula inaugura (Foto: Tamara Smoly)

Alunos dos cursos técnicos em Enfermagem e Imobilizações Ortopédicas de Cruzeiro do Sul em aula inaugura (Foto: Tamara Smoly)

A área da saúde é uma das prioridades do governador Tião Viana, que deseja fortalecer os serviços para que estejam ao alcance de toda a população acreana. Os cursos técnicos ofertados são do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) com a execução realizada pelo Instituto Dom Moacyr.

A formação profissional e continuada está sendo realizada nos 22 municípios do Estado com diferentes áreas. Em Cruzeiro do Sul ocorre ainda a oferta de cursos nas áreas de Vigilância em Saúde, Cuidador de Idoso, Recepcionista em Serviço de Saúde, Balconista de Farmácia, Aconselhador de Dependentes Químicos, e Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal, totalizando a formação de 250 profissionais em saúde.

A aula inaugural contou com a presença do diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, a coordenadora da Escola de Saúde Anna Abreu, o coordenador do Centro de Formação Profissional e Tecnológica da Floresta (Ceflora) Evilásio Lima, e autoridades locais.

O Estado do Acre é o terceiro a ofertar o curso Técnico em Imobilizações Ortopédicas no país, e o IDM é reconhecido pela excelente execução dos seus cursos, disse Anna Abreu, que incentivou os alunos a serem firmes e perseverantes, e não desperdiçarem essa oportunidade de estudos.

“O governo investe para que a população acreana tenha uma saúde mais humanitária e mais acolhedora, possibilitando assim condições para que todos tenham uma vida digna. A profissionalização em saúde é um desafio para mudar qualitativamente a vida da nossa população,” destacou Marco Brandão.

Gergleide Rodrigues, aluna do curso técnico em enfermagem disse que sempre teve vontade de atuar na área da saúde. “Espero aprender bastante, quero ser uma boa profissional para contribuir com as pessoas da minha comunidade.”

Para Cátia do Nascimento, “essa é a realização de um sonho, sei que quando terminar o curso terei um mercado de trabalho garantido, sempre tive paixão pela saúde, e agora vou me dedicar para ser uma excelente profissional.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter