Governo oferta cursos profissionalizantes para moradores de Rio Branco

O governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), está ofertando cursos profissionalizantes nas áreas de Pintor Predial aos moradores dos bairros Montanhês, Defesa Civil e Eldorado. Metade da turma do curso é composta por mulheres.

A teoria e a prática do curso estão sendo realizadas na unidade do IDM, o Centro de Formação Profissional e Tecnológica Campos Pereira, no período noturno.

Alunos do curso de pintor, ofertado pelo Governo do Estado, em atividades práticas.  (Foto: Tamara Smoly /IDM)
Alunos do curso de Pintor, ofertado pelo governo do Estado, em atividades práticas (Foto: Tamara Smoly /IDM)

A formação se dá pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que objetiva incentivar o desenvolvimento profissional e econômico das famílias. Na última semana, o IDM fez o encerramento dos cursos de Vidraceiro, Mecânico de Bicicleta e Eletricista, todos tendo como público alvo os inscritos no CadÚnico.

Josicleide da Silva, 35, já fez o curso de Pedreiro e está fazendo o de Pintor. “Quero construir a minha casa em alvenaria. Vou entrar no mercado da construção civil, mas para as mulheres ainda há pouco espaço”, admitiu.

Luiz de Freitas trabalha na área da construção civil. Com o curso de pintor, ele deseja dinamizar sua prática. “Agora meu trabalho ficou melhor. Quero fazer o curso de mestre de obras para ter mais conhecimentos e pegar uma obra inteira.”

Segundo o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, estudar é necessário para quem quer se profissionalizar e mudar sua condição socioeconômica. “A ascensão da construção civil no Acre tem despertado muitas possibilidades para o mercado de trabalho. O governo tem feito grandes investimentos na formação de novos profissionais para ampliar suas perspectivas de renda”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter