Governo oferece exame que detecta doenças em recém-nascidos

O exame de Oximetria de Pulso, conhecido popularmente como teste do coraçãozinho, que é feito de forma simples, rápida e indolor, e ajuda na descoberta precoce de problemas cardíacos em recém-nascidos será ofertado pelo governo do Estado do Acre. O exame faz parte de uma lei estadual sancionada na Assembleia Legislativa.

O decreto que regulamenta a Lei nº 2.697, está  em processo de tramitação, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O plano de ação prevê a aquisição de oxímetros de pulso, qualificação de profissionais das maternidades, entre outros.

O teste do coraçãozinho é feito 24 horas após o nascimento, por meio de um aparelho que, ao ser encostado na mão direita ou em um dos pés do bebê, mede a concentração de oxigênio no sangue, o que possibilita a detecção.

A coordenadora da Área Técnica Estadual de Saúde da Criança, a pediatra Dalila Pontes, diz que, caso o exame apresente alguma alteração, o bebê é encaminhado para realizar exame mais específico, como o ecocardiograma. “A descoberta precoce facilita a decisão sobre o tratamento, o que poderá ser feito mais rapidamente”, explica.

Dalila disse ainda que o exame possui embasamento no protocolo clínico do Departamento de Cardiologia e Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e que a Área Técnica de Saúde da Criança está elaborando o plano de ação para implantação do teste do coraçãozinho nos berçários das maternidades públicas do Acre.

“A ação demonstra o compromisso do Governo do Estado com a população do Acre, uma vez que prioriza as ações de saúde com a ampliação do acesso e oferta de novos serviços. Esse exame vai ajudar a salvar muitas vidas, tendo em vista que será possível detectar problemas cardíacos logo após o nascimento”, garante Dalila. Ela ressalta ainda que o serviço será ofertado ainda este ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter