Governo oferece cursos para guardas-mirins da Polícia Militar pelo IDM

Guardas-mirins em visita a sede do IDM, em atividades do curso de formação profissional (Foto: Assessoria IDM)

Guardas-mirins em visita à sede do IDM, em atividades do curso de formação profissional (Foto: Assessoria IDM)

O governo do Estado, em parceria com a Polícia Militar (PMAC) e o Instituto Dom Moacyr (IDM), oferece cursos para 125 adolescentes e jovens que residem nas imediações dos bairros Calafate, Tancredo Neves e Recanto dos Buritis. Os cursos são de operador de supermercado e auxiliar administrativo, efetivados por meio do Programa Nacional de Acesso e Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A formação se dá em parceria com a PM, que desenvolve atividades nas áreas de civismo e educação física, e o IDM efetua a qualificação profissional. A formação ocorre também em Cruzeiro do Sul, e em breve estará sendo realizada em Brasileia. Os alunos frequentam o ensino regular na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e realizam a formação profissional de forma simultânea.

O governo do Estado tem efetivado ações para afastar os adolescentes e jovens da marginalidade, destituindo a possibilidade do contato com as drogas e entorpecentes. A partir do período do estágio, os alunos já são observados pelos gerentes de supermercados e requeridos para começarem a trabalhar. Do grupo de estudantes, vários jovens já foram contratados.

Cássio de Souza, 15, aluno do Pronatec, disse que aprende muito com o curso. “A formação tira a gente das ruas. Quero continuar estudando. A gente muda de atitude, fica com mais disciplina e responsabilidade. Meus pais já perceberam a minha mudança até no comportamento”, reconhece.

Adriana Tayná, 17, afirmou que o curso ajuda a ter disciplina. “Agora sou mais responsável, respeito as pessoas e as coisas públicas, tenho ‘aprontado’ menos, penso em seguir a carreira militar”, afirma.

A formação realizada pelo governo do Estado é inclusiva e contribui para a melhoria de vida das comunidades, trazendo dignidade na construção da consciência de um futuro melhor e preparando jovens para o mercado de trabalho, destacou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter