Governo, MPE e gestores do Juruá criam força-tarefa contra malária e dengue

União entre poderes visa reduzir notificações de malária e evitar crescimento da dengue na região (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Diante do cenário atual de constantes chuvas e crescente índices de notificação de malária na região do Vale do Juruá, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e a Promotoria de Saúde do Ministério Público do Estado (MPE) de Cruzeiro do Sul promoveram, no município, uma reunião com gestores de Saúde, no último fim de semana.

No encontro realizado no auditório do MPE estavam presentes a assessora especial de governo, Suely Melo, representando a governadora Nazareth Araújo; o secretário adjunto de Atenção à Saúde do Estado, Ráicri Barros; o promotor de Justiça, Thales Costa e os secretários de Saúde de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, Edir Nascimento e Demétrio Livas, respectivamente.

Ráicri Barros afirmou que a proposta do encontro é buscar mais resolutividade para redução dos casos de malária e dengue na região. “O objetivo é formar uma parceria com foco no atendimento à população, na melhoria da Saúde na região com apoio dos municípios”, pontuou Barros.

Suely Melo reiterou que a população precisa se unir a essa força-tarefa para que os casos e notificações não continuem a crescer nos municípios do Juruá. A assessora especial lembrou que é de fundamental importância que esse debate a conscientização seja abordada em escolas, órgãos públicos e demais entidades que compõem a comunidade da região.

Força-tarefa incluirá acompanhamento mensal da situação, avisou secretário adjunto de Atenção à Saúde (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

União de esforços

O secretário de Atenção à Saúde ressaltou que é fundamental que haja união no trabalho das gestões. “Essa força-tarefa incluirá acompanhamento mensal da situação. Uma equipe virá à região para verificações”, anunciou Barros.

Edir Nascimento, secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, assegurou que a gestão do município está disposta a dialogar para auxiliar na redução dos casos de malária. “Essa situação também é uma preocupação nossa”, comentou.

Demétrio Livas, gestor da Saúde de Rodrigues Alves, observou que combater a malária não é um desafio novo. “A malária é a principal doença que atinge a nossa população. Vamos somar forças porque nossa população não merece passar por isso”, declarou.

Portas abertas para ajudar

O promotor de Justiça, Thales Costa, reafirmou o compromisso do Ministério Público em apoiar as ações que visem melhorias na saúde pública e destacou que a promotoria está de portas abertas para receber os gestores e auxiliar no que for necessário. Thales Costa frisou que tanto a gestão estadual quanto às municipais precisam atuar, sem se eximir de suas obrigações, para evitar que a situação se agrave ainda mais “O MPE está aqui para contribuir”, reafirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter