Governo mantém monitoramento dos rios e programa pós-alagação

Tião Viana tomou medidas para os próximos dias e acertou detalhes da visita da presidente Dilma (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana tomou medidas para os próximos dias e acertou detalhes da visita da presidente Dilma (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana comandou no fim da tarde desta terça-feira, 10, mais uma reunião na sala de situação do Corpo de Bombeiros para tomar nota das ações realizadas nas cidades atingidas pelas cheias dos rios acreanos e definir encaminhamentos para os dias seguintes. Mesmo com parte da capital ainda debaixo d’água, com o Rio Acre registrando 16,39 metros, muitas famílias já começaram a voltar para casa, e a Operação Limpeza já foi iniciada. Também foram acertados os últimos detalhes da visita da presidente Dilma Rousseff, que chega ao Acre nesta quarta-feira, 11.

Segundo os últimos dados meteorológicos, o Rio Acre deve diminuir ainda mais sua vazante a partir de amanhã ou apresentar um pequeno aumento do nível. Tudo isso devido ao seu principal afluente, o Riozinho do Rola, ainda não apresentar vazante, assim como a chegada das águas do Alto Acre e a possibilidade de chuvas de grandes proporções nos próximos dois dias. Ainda assim, segundo a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Vera Reis, a situação não deve ser preocupante na capital. Assis Brasil, Xapuri e Brasileia também saíram do risco de uma nova alagação por enquanto, mas é Porto Acre que ainda precisa de muitas atenções no momento.

Só em Rio Branco a alagação afetou 53 bairros, 900 ruas, 31 mil edificações e 102 mil pessoas, obrigando o poder público a fundar 31 abrigos que receberam mais de 10 mil pessoas. Com o Rio Acre chegando à marca inédita de 18,40 metros, o prefeito Marcus Alexandre decretou calamidade pública na capital. Agora, com a redução das águas, o prefeito já começa a Operação Limpeza. “Já temos 22 equipes trabalhando no recolhimento de entulhos e limpeza da lama. Todas as famílias que estão saindo dos abrigos vêm recebendo cesta básica, kit de limpeza e, se precisarem, colchão”, explicou.

O governador Tião Viana reforçou a preparação de famílias que sairão das áreas de risco e irão direto para uma casa nova em conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida, como a Cidade do Povo e o Rui Lino. Muitas já estão encaminhadas. O governador também fez um convite a todos para receber e acompanhar a presidente: “Nós queremos mostrar para a presidente que vivemos acima de tudo um momento de união”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter