Governo mantém intenso o monitoramento de eventos climáticos extremos

Nazareth Araújo se reúne com equipe para tratar sobre as ações de monitoramento no período chuvoso (Foto: Val Fernandes/Secom)

Para tratar sobre eventos climáticos extremos no Acre, a governadora em exercício Nazareth Araújo se reuniu na manhã desta sexta-feira, 29, com a equipe de governo. Entre as principais pautas, estavam o fim do período de seca e a antecipação das ações voltadas para o período chuvoso, que se inicia no mês de outubro próximo.

Estavam presentes representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, secretarias de Educação e de Meio Ambiente, Instituto de Meio Ambiente, Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e Policiamento Ambiental.

O chefe da Defesa Civil Estadual, coronel Batista, alertou que o período chuvoso traz  preocupações voltadas aos alagamentos nas áreas urbanas. “Precisamos orientar e contar com a ajuda da população para que não jogue lixo nas ruas. O lixo obstrui bueiros e causa alagamento e prejuízo, principalmente para a população que mora em áreas de risco”, disse.

Preocupado com isso, o governo do Estado está iniciando uma campanha na capital e em todas as cidades do Acre, com orientações sobre os cuidados que devem ser tomados neste período.

“Estamos fazendo reuniões na capital com instituições que têm sua vocação para esse tipo de atendimento e passando informações à população para que ela faça os procedimentos corretos antes mesmo que os fenômenos aconteçam”, disse Batista.

Orientações

Quando se deparar com situações de muitos raios, saia de áreas abertas e se abrigue em locais fechados, para evitar que o raio o atinja.

Ao perceber que vai haver vendavais, não estacione carro perto de árvores que aparentemente estejam secas ou apodrecidas, pois elas podem cair sobre o veículo.

Durante o evento chuvoso, em qualquer destelhamento de residências ou queda de árvores, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiro, no 193. Uma equipe irá até o local da ocorrência.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter