Governo mantém estado de atenção em cidades atingidas pela cheia

Tião Viana informou que a presidente Dilma Rousseff deve vir ao Acre na próxima semana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana informou que a presidente Dilma Rousseff deve vir ao Acre na próxima semana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em mais uma reunião na sala de situação no Corpo de Bombeiros, o governador Tião Viana foi informado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que o nível das águas do Rio Acre em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri volta a subir nos próximos dias. Já na capital acreana a expectativa é de que o Rio Acre continue apresentando vazante até segunda-feira, 9, quando deve ficar estável com a chegada da nova leva de águas do Alto Acre. O governador anunciou que a presidente Dilma Rousseff virá ao Acre na próxima semana.

Em Assis Brasil, com pouco mais de 24 horas, o rio saiu de 5,29 metros para 10,09 metros, resultado de chuvas com mais de 100 milímetros em sua cabeceira. Essa água deve chegar pelos próximos dias a Brasileia, podendo alcançar a cota de alerta do município. O mesmo vale para Xapuri, que ainda não está com o nível de suas águas tão baixo. Na capital, o Riozinho do Rola continua com um alto nível de águas.

Apoio federal

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, chega ao Acre neste sábado, 7, para efetivar a antecipação de até R$ 37 milhões em benefício previdenciário para mais de 44 mil beneficiários de Brasileia e Rio Branco, cidades consideradas em calamidade pública. A portaria n°. 79, de 5 de março de 2015, publicada nesta sexta-feira, 6, pelo Ministério da Previdência Social (MPS), autoriza legalmente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a antecipar um mês de renda mensal de benefício social ou assistencial.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, também ressaltou que os kits de limpeza e sacolões enviados pelo governo federal serão entregues para as famílias mais necessitadas. A Operação Limpeza ainda será lançada, mas contará com 270 equipamentos e 560 homens. A Eletrobras aos poucos avalia os bairros em que já pode religar a energia elétrica e a OCA estará aberta durante todo o fim de semana para expedir a declaração de alagado.

Também presente, o deputado federal Raimundo Angelim informou que conseguiu uma reunião da bancada federal com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. “Primeiro de tudo, eu queria parabenizar o trabalho incrível que essa equipe tem realizado no apoio aos desabrigados pela cheia. E reforço o trabalho da bancada federal do Acre em busca, principalmente, de ações e recursos para o Acre neste momento difícil”, disse o deputado.