Governo leva melhorias para o bairro Major Mendonça

Uma das preocupações do governo do Estado é levar qualidade de vida para a população de todas as regiões do Acre.

Pensando nisso, foi criado o Ruas do Povo, que tem se consolidado como o maior programa de infraestrutura da história do Acre.

As ações do programa tem oferecido mais dignidade e qualidade de vida a população (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Ações do programa têm oferecido mais dignidade e qualidade de vida à população (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A iniciativa, executada pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), tem promovido diretamente o acesso à pavimentação e saneamento básico integrado em todo o estado.

Está entre os objetivos ser visto não apenas como um programa de infraestrutura urbana, mas uma realidade social que efetivamente ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Além dessas vantagens, o Ruas do Povo tem contribuído para aumentar o índice de saneamento básico no estado. “Esta é mais uma política pública que tem proporcionado eficiência na mobilidade urbana e também reduzido o desperdício de água e a incidência de doenças causadas pelo baixo índice de saneamento”, destacou o diretor técnico do Depasa, Anderson Mariano.

Major Mendonça, um dos beneficiados

Moradores cultivavam há mais de 18 anos o sonho de melhoria para o bairro (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Moradores cultivavam havia mais de 18 anos o sonho de melhoria para o bairro (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para os moradores do bairro Major Mendonça, em Rio Branco, antes das ações efetivas do programa, era uma dificuldade andar com crianças e idosos pelas ruas.

Aproximadamente mil pessoas que residem no local serão beneficiadas com as obras de pavimentação, esgoto e drenagem, orçadas em torno de R$ 3 milhões.

A moradora Nilda Machado, uma das que lutou para que o Ruas do Povo chegasse ao bairro, conta que, nos 18 anos que reside no local, apenas no último ano não precisou sair de casa munida de sacolas para colocar nos pés e de uma garrafa com água para lavá-los caso sujassem de lama.

“Quando vejo as ruas do bairro asfaltadas, a alegria invade meu coração, pois isso representa a realização de um sonho cultivado por vários anos. Esse programa traz dignidade às muitas pessoas beneficiadas”, frisou Nilda.

Imóveis mais valorizados

“Um dos grandes fenômenos que a gente observa quando o Ruas do Povo chega às comunidades é a confiança que as pessoas têm no programa. Elas começam a construir suas casas. Aqueles que não estão no bairro, mas possuem um terreno, voltam por se sentirem valorizados, começam a povoar essas localidades”, revela Nier Pinheiro, coordenador de contato social do Depasa.

Quem compartilha a opinião é Laureana Aguiar. Há vários ela anos cultivava a vontade de reformar a residência. “Antes de o programa chegar ao bairro, era inviável fazer qualquer melhoria nos imóveis, nos achávamos esquecidos do poder público. Hoje, com o asfalto e as obras de infraestrutura, essa realidade mudou. Estou reformando minha casa. Além de mais conforto para a família, ela ficará mais valorizada”, conta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter