Governo leva mais investimentos para o Juruá

Em viagem a Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, governador Tião Viana anuncia novas obras e ações para a região

img_1320.jpg
img_1418.jpg
img_1655.jpg

Acompanhado de alguns secretários e parlamentares, o governador está visitando novamente os municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana conclamou o Acre a se unir em torno da produção para ampliar o desenvolvimento do estado a fim de gerar mais renda e empregos para a sua população. “Estamos querendo a união do Acre em torno da produção para melhorar ainda mais a vida de nosso povo”, disse Tião Viana, ao anunciar nesta sexta-feira, 15, em Feijó mais obras e ações de seu governo que começam a ser executadas nos municípios do Vale do Juruá.

Acompanhado de alguns secretários e parlamentares, o governador está visitando novamente os municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, para levar, desta vez, investimentos nas áreas social, de produção e de infraestrutura urbana, como é o caso do projeto de pavimentação e saneamento básico Ruas do Povo.

Acompanham o governador, em sua nova viagem ao Juruá, o vice-governador César Messias, o senador Aníbal Diniz (PT-AC), a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e o deputado estadual Moisés Diniz (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa e os secretários Edvaldo Magalhães, da Indústria e Comércio; Lourival Marques, da Produção Familiar; e Wolvenar Camargo, de Obras, além do diretor do Depasa, Gildo César, do Deracre, Marcus Alexandre e do Instituto Socioducativo, Dimas Sandas

A agenda da comitiva do governador, que se encerra neste sábado à tarde em Cruzeiro do Sul, está cheia de compromissos, que foram iniciados em Feijó, onde foram lançados os programas Ruas do Povo, pelo Depasa, e Luz para Todos, para comunidades feijoenses que ainda não dispõem de eletricidade.

Ainda em Feijó, Tião Viana anunciou o plantio de dois mil hectares de açaí, incluindo os serviços de destoca e mecanização pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Quando estiver em sua plena capacidade de produção, o plantio de açaí vai acrescentar mais uma renda de R$ 80 milhões anuais para Feijó. Viana anunciou, também, a construção do Centro de Convivência do Idoso da cidade e a recuperação de mais 100 quilômetros de ramais agrícolas pelo Deracre em convênio com o Incra.  

O governador e sua equipe também visitaram as obras de construção da sede do Centro Socioducativo de Feijó e os locais de construção de quase 100 tanques de produção de peixe, que devem gerar mais alguns milhões por ano de renda para o município. Logo após chegar em Feijó, o governador concedeu entrevista à Rádio Difusora Acreana, onde fez um balanço das ações que estão sendo executadas e outras já planejadas para o município.

Comunidade rural terá milhões em renda com criação de peixes

Também iniciando com uma entrevista à Rádio Difusora Acreana de Tarauacá, o governador, os secretários e os parlamentares chegaram à terra do abacaxi grande no início da tarde, quando visitou o recém inaugurado hospital da cidade, onde entregou um grupo gerador de energia e uma ambulancha (ambulância de rio).

Tião Viana também anunciou a execução, na primeira semana de agosto, do programa Saúde Itinerante para atender a demanda reprimida do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) do município. Ele também visitou obras de construção de tanques de piscicultura na comunidade Taquari, próximo ao rio Liberdade, onde estão sendo construídos 142 tanques. Quando começarem a produzir peixes, os tanques devem gerar renda de mais de R$ 2 milhões anuais para os pequenos agricultores da região.

img_1266.jpg

A agenda da comitiva do governador, que se encerra neste sábado à tarde em Cruzeiro do Sul, está cheia de compromissos, que foram iniciados em Feijó, onde foram lançados os programas Ruas do Povo, pelo Depasa, e Luz para Todos, para comunidades feijoenses que ainda não dispõem de eletricidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A agricultora Maria Lúcia Ferreira não se continha em alegria em poder contar com mais um açude para aumentar a sua produção de peixe, que permite alimentar sua família e o que sobrar para ampliar a renda que ela tem anualmente com a produção de farinha, milho e feijão. “Em 2008, o senador e hoje governador Tião Viana fez o compromisso de me ajudar a criar peixe e agora o meu sonho vai ser ampliado ainda mais”, assinalou Maria Ferreira.

Em Cruzeiro do Sul, na noite de sexta-feira, o governador apresentou à população, no Teatro dos Náuas, as obras e ações previstas para o município dentro dos novos investimentos que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá promover no estado. Na manhã deste sábado, logo cedo, o governador concede entrevista à Rádio Juruá FM, e depois dá o pontapé inicial da construção da fábrica de industrialização de peixe (filetagem) da capital do Juruá.  

De Cruzeiro do Sul, a comitiva do governador vai a Mâncio Lima visitar obras de construção de mais tanques de piscicultura e anuncia serviços de destoca e mecanização agrícola para ampliar a produção de grãos do município. Tião Viana também anuncia a programação de recuperação de mais ramais agrícolas para este ano e visita casas de farinha.

De Mâncio Lima, Tião Viana e comitiva seguem para Rodrigues Alves, onde visita ramais agrícolas beneficiados e anuncia a programação deste ano de recuperação de dezenas de outros ramais. Tião Viana, os secretários e os parlamentares também acompanham obras de pavimentação de ruas do programa Ruas do Povo e visitam obras da Variante.  

O governador e comitiva retornam a Cruzeiro do Sul para entregar 126 casas populares no bairro Nossa Senhora das Graças, no loteamento Vale dos Buritis, e visitar o Parque Industrial e Florestal para acompanhar obras de implantação da indústria de lâminas faqueadas e de 14 galpões. Em seguida, o governador e equipe retornam no meio da tarde para Rio Branco. 


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter