Os olhos curiosos das crianças atrás dos portões da escola, na espera do horário de início do evento, foi o sinal de que tudo ali era uma ação em prol dos que mais precisam. E a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), visando atender a comunidade do estado, por meio do programa Acre pela Vida, promoveu na manhã desta quinta-feira, 11, uma ação de cidadania na Escola Elson Dias Dantas, no município de Brasileia.
O evento, que teve início às 8h e vai até as 16h, tinha como objetivo prestar serviços à comunidade em geral, sendo o município de Brasileia o primeiro do Acre a receber ações do programa da Secretaria de Segurança que, na oportunidade, fez a entrega de vários materiais esportivos, como bolas de campo e de vôlei, coletes de treinos, uniformes completos, redes de campo e vôlei, que beneficiarão 120 crianças e adolescentes do município.
O estudante de 15 anos da Escola Kairala José Kairala, Davi Rufino Araújo, destaca que a entrega dos materiais é uma grande alegria que ele, como representante de todos os alunos, quer expressar. “Vamos competir pelos jogos escolares representando a escola e o Estado, e estamos nessa corrida para ganhar o título nos jogos escolares, e me sinto muito feliz pelo governo estar nos oferecendo uma estrutura para trabalhar o esporte, que hoje é minha vida”, disse o adolescente.
O coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Batista Ribera, explica que a ação do programa em Brasileia representa uma quebra de barreira, ao realizar o primeiro evento em um município do Acre. “Hoje estendemos o Acre pela Vida para as comunidades do interior, e Brasileia não foi escolhido aleatoriamente. Foi feito um estudo de segurança pública para saber a vulnerabilidade do município, que é um região de fronteira e apresenta problemas que outros municípios às vezes não apresentam, assim como um bairro que apresenta alguns problemas de insegurança. E essa força vem para fazer uma prevenção primária com crianças e adolescentes”, coloca.
O evento oferecia à comunidade muitos serviços e atividades como apresentação teatral com dicas de segurança, óculos de realidade virtual que simula a embriaguez e atividades de educação de trânsito, exposição de equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiro, demonstrações de primeiros-socorros e banhos de mangueira, aplicação de vacina e a realização de exames rápidos, além de palestras sobre violência doméstica e a apresentação do mascote do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), pela Polícia Militar do Acre.
O secretário adjunto da Sejusp, coronel Evandro Bezerra, aclara que o evento é uma iniciativa do governo do Estado,s da Secretaria de Segurança Pública, que visa levar cidadania e políticas públicas de segurança as pessoas do Acre. “Aqui em Brasileia nós estamos inserindo a segurança pública itinerante, que tem hoje sua primeira ação no interior do estado. A Sejusp levará esse programa a todos os municípios, pois acreditamos que, com isso possamos reduzir os índices de criminalidade das regiões mais carentes do estado”, disse o coronel.
A prefeita do município de Brasileia, Fernanda Hassem, declara que o evento a deixou muito feliz, pois a cidade, há um mês, passava por uma grande alagação, que atingiu quase 9 mil pessoas. “Então, o Acre pela Vida vem como um renovo, uma esperança. Muitas pessoas vieram aqui, dos mais diversos bairros, até da comunidade rural. Ficamos felizes porque é cidadania trazer a oportunidade das pessoas tirarem seus documentos, e os que perderam na alagação podem tirar a segunda via”, relata a gestora municipal.
Na oportunidade, eram oferecidos mais de 80 serviços para a população do município pela OCA, Receita Federal e o Instituto de Identificação, como a segunda via do título de eleitor, segunda via da carteira de trabalho, reclamações do Procon, seguro desemprego, emissão de CPF e carteira de identidade, e muitos outros serviços de consultas e regularização.
O evento do programa contou com muitas parcerias do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além da Secretaria da Mulher, Ministério Público do Acre (MPAC), Prefeitura de Brasileia e a Secretaria Municipal de Saúde.