Governo leva ajuda humanitária aos alagados em Xapuri e assina convênio para limpeza das ruas

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seasd), realizou na manhã desta terça-feira, 28, em Xapuri, a entrega de colchões, kits de limpeza e sacolões para as pessoas atingidas pela cheia do Rio Acre no município.

Colchões, kits de higiene e sacolões foram entregues pela Seasd ao município. Foto: José Caminha/Secom

São mais de 700 itens de assistência básica sendo entregues ao município. A ação aconteceu na sede do Corpo de Bombeiros Militar em Xapuri, onde também foi assinado um convênio, que vai ser executado por meio do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), que destinou o valor de R$ 250 mil, para que o governo execute a limpeza das ruas alagadas.

O governador Gladson Cameli assinou o documento e garantiu o apoio do Estado.

“Estamos em sintonia para dar uma resposta rápida à população”, disse o governador. Foto: José Caminha/Secom

“Graças às equipes do Estado, prefeitura e governo federal, estamos unidos para contornar essa situação. Estamos em sintonia para dar uma resposta rápida à população. Os secretários estão fazendo suas partes para avançar junto ao poder municipal”, declarou o gestor.

Uma das pessoas que será beneficiada  com o auxílio é Lucilene Rodrigues, que conseguiu, com a ajuda dos bombeiros, tirar suas coisas de casa e está no abrigo do Colégio Anthero Soares.

Lucilene Rodrigues conta que, com a ajuda dos bombeiros e do Estado, retirou vários bens de dentro de casa. Foto: José Caminha/Secom.

“Alguns parentes alagados já estavam na minha casa. Estamos desde as 3h da manhã tirando objetos e conseguimos tirar quase tudo”, disse.

De acordo com a comandante dos bombeiros em Xapuri, a primeiro-tenente Laiza Mendonça, quatro bairros estão submersos.

A comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Xapuri, Laiza Mendonça. Foto: José caminha/Secom.

“Nos bairros Sibéria, Centro, Polo Jequiá e Braga Sobrinho fizemos a retirada de pessoas. Estamos trabalhando 24h por dia, junto da prefeitura, polícia e Estado, para dar uma resposta rápida”, explicou.

Os donativos entregues pelo Estado serão distribuídos ainda hoje à população que está em abrigos.

“Essa é a terceira cheia que eu passo. Tirei algumas coisas. Os xapurienses são pessoas solidárias, e a comunidade ajuda muito nesse momento, assim como a prefeitura e o governo”, frisou Raimunda Ferreira, que também está no abrigo Anthero Soares.

Raimunda Ferreira passa pela terceira alagação, desde 2012. Foto: José Caminha/Secom

“Recebemos, ontem, o pedido de ajuda do prefeito, e hoje estamos atendendo. Estamos entregando uma quantidade de itens maior do que foi pedida. Estamos monitorando as famílias desabrigadas e vamos continuar ajudando, conforme determinou o governador”, esclareceu o secretário de Assistência Social, Lauro Santos.

O prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, contou que são dois abrigos funcionando, e 125 famílias desabrigadas. Atualmente, 62 pessoas atuam na remoção de pessoas alagadas, por meio da sala de situação no comando da Polícia Militar do município.

Ajuda Humanitária

Outro órgão que presta importantes trabalhos a comunidade de Xapuri é o Instituto de Terras do Acre (Iteracre), que deslocou uma equipe até o município para auxiliar os moradores neste momento difícil.

Equipe do Iteracre que ajudou a população de Xapuri na alagação. Foto: cedida.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter