Governo lança plano de segurança para revezamento da Chama Olímpica

“Queremos mostrar a nossa forma de acolher as Olímpiadas 2016”, disse Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Queremos mostrar a nossa forma de acolher as Olimpíadas 2016”, disse Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana assinou na Casa Civil nesta quinta-feira, 9, o Plano Tático Integrado de Segurança para o revezamento da Chama Olímpica, que passará pelo Acre no dia 21.

Na ocasião, o coordenador regional de Segurança da Tocha Olímpica no Acre, coronel Kinpara, da Polícia Militar, apresentou a organização do esquema de segurança, que deve contar, ao todo, com 384 agentes envolvidos nas atividades.

Além do prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre e da vice-governadora Nazareth Araújo, participaram da assinatura do plano representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal e Ministério Público Estadual (MPAC).

Entre os órgãos de governo, estiveram presentes os gestores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e das secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp), de Saúde (Sesacre), de Turismo e Lazer (Setul) e de Comunicação (Secom).

Segundo Kinpara, 95% do plano de segurança já está concluído e já foi submetido à organização nacional do evento. “As forças de segurança estão empregando todo o esforço necessário para que o Acre tenha a melhor passagem da Tocha Olímpica do Brasil. O trajeto já foi delimitado – teremos 24 quilômetros de percurso pelos principais pontos da capital”, conta.

Sendo a principal anfitriã do evento, a prefeitura de Rio Branco declara que é com muita alegria e responsabilidade que realiza o evento na capital. “Estamos nos preparando para fazer a melhor e mais animada recepção. Rio Branco é uma das poucas cidades do Brasil que terá a Tocha Olímpica o dia inteiro. Portanto, estamos trabalhando toda uma programação artística e cultural envolvendo as escolas de Rio Branco”, destaca o prefeito.

Para Tião Viana, esse é o movimento das tradições da cultura, em que o Acre vai mostrar que o ato transcende as instituições. “Queremos mostrar a nossa forma de acolher as Olímpiadas 2016”, complementa o governador.

tocha2_olimpica_palacio_riobranco

Trajeto de revezamento da Tocha Olímpica

O trajeto de revezamento da tocha começará no Parque Tucumã e terminará na Gameleira, onde haverá uma festa em homenagem aos jogos. São esperados milhares de pessoas em todos os pontos da passagem, por isso a união de governo e da prefeitura pela organização.

A Tocha Olímpica vai percorrer mais de 300 cidades em solo nacional até a cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, dia 5 de agosto. Vão ser 12 mil condutores nos 95 dias de revezamento.

O que disseram:

“Estamos trabalhando de maneira conjunta, e, dentro do planejamento expresso, dando todo o apoio necessário para a realização do evento.” – Coronel Carlos Gundim, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

“Parabéns ao governo e a toda a equipe de Segurança que compõe esse trabalho. O 21 de junho será um dia de festa e de muita responsabilidade.” – Emylson Farias, secretário de Estado de Segurança Pública.

“Estamos com um planejamento intenso e preparando toda nossa retaguarda para deixar à disposição da população os equipamentos e unidades de saúde no dia do evento.” – Gemil de Abreu Júnior, secretário de Estado de Saúde.

“Nossas equipes estão alinhadas e trabalhando para que haja todo o reforço necessário no trânsito, para que não haja transtornos e tenhamos uma programação inteiramente pacífica.” – Pedro Longo, diretor-presidente do Detran.

“Nossa expectativa é receber da melhor maneira esse evento. Queremos avançar nos demais protocolos, inclusive na programação de recepção da Tocha Olímpica desde o aeroporto.” – Afrânio Moura, secretário municipal de Esporte e Lazer.

“Estamos trabalhando a divulgação do evento nos países andinos, e acredito que teremos uma bela festa. Estamos organizados e em sintonia com a prefeitura ” – Rachel Moreira, secretária de Estado de Turismo e Lazer.

“Junto ao município, estamos nos preparando e alinhando todo o trabalho de imprensa e comunicação que faremos no dia 21 de junho.” – Andréa Zílio, secretária de Estado de Comunicação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter