Governo lança Plano de Desenvolvimento na Comunidade Vai Se Ver

O secretário de Produção (Seaprof/Seap), Lourival Marques, entregou, nesta terça-feira, 23, o Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) na comunidade Vai Se Ver (Foto: Assessoria Seaprof)

O secretário de Produção (Seaprof/Seap), Lourival Marques, entregou, nesta terça-feira, 23, o Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) na comunidade Vai Se Ver (Foto: Assessoria Seaprof)

O secretário de Produção (Seaprof/Seap), Lourival Marques, entregou, nesta terça-feira, 23, o Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) na comunidade Vai Se Ver,  Colocação Cambito, Seringal São Bernardo, região da Rodovia Transacreana. O PDC faz parte do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (Proacre).

Na Comunidade Vai Se Ver  vivem 25 famílias (125 pessoas) que estão sendo atendidas pelo Proacre, em uma ação conjunta da Secretaria de Extensão Agroflorestal (Seaprof), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e Secretaria de Planejamento (Seplan).

Os PDCs são documentos em que a comunidade, a partir de discussões com o governo do Estado, apontam os potenciais de desenvolvimento e as necessidades para chegar aos resultados esperados. Segundo o secretário de Produção, Lourival Marques, com os recursos destinados pelo governo, as comunidades adquirem equipamentos agrícolas como trilhadeiras e peladeiras, plantadeiras, sementes, roçadeiras, barcos e motores. Na Comunidade Vai se Ver foram investidos mais de R$ 118 mil.

Os PDC`s são documentos em que a comunidade, a partir de discussões com o Governo do Estado (Foto: Assessoria Seaprof)

Os PDCs são documentos da comunidade a partir de discussões com o governo do Estado (Foto: Assessoria Seaprof)

Pelo menos 60 pessoas moradoras da comunidade participaram do evento. O Proacre, no eixo de assistência técnica e extensão rural, busca levar às comunidade mais isoladas politicas públicas para investimento em recuperação de áreas degradadas, fomento à produção sustentável, consolidação de cadeias produtivas e extração e manejo de recursos naturais.

O presidente da Associação de Produtores Rurais A Vitória Vem de Deus, Antônio Pereira, disse que a ação “tira o calo das mãos dos produtores, porque uma trilhadeira, uma roçadeira, significam menos trabalho, menos esforço, menos tempo no sol”.

Lourival Marques garante que já são 85 comunidades que têm seus Planos de Desenvolvimento elaborados e entregues juntamente com os maquinários, implementos agrícolas e os insumos oriundos desses PDCs a fim de se consolidar e fortalecer as estratégias de produção sustentável.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter