Acre é o primeiro estado do Brasil a utilizar novo modelo de identidade unificada
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Polícia Civil e Instituto de Identificação, realiza na próxima segunda-feira, 29, o lançamento do novo modelo de carteira de identidade. A cerimônia ocorre na Central de Serviço Público (OCA).
O novo documento de identificação é expedido pela Secretaria de Estado de Polícia Civil, através do Instituto de Identificação e obedece decreto da Casa Civil. Podem constar na carteira: RG, título de eleitor, tipagem sanguínea, carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão militar, identidade profissional, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), NIS/PIS/PASEP, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e CPF.
O Acre saiu na frente dos outros estados do Brasil e foi pioneiro na confecção das novas carteiras para a população. O diretor do Instituto de Identificação, Sandro Bacelar explicou a necessidade do documento “Foi criado para unificar, facilitar a vida e substituir pastas e papéis. Agora temos tudo em apenas um lugar. Os mecanismos de segurança utilizados nessa carteira são os mais modernos possíveis. É um documento completo na palma da mão”, completou.
Bacelar explicou ainda que é possível adicionar uma série de dados extras na carteira. “Também é possível colocar, caso seja comprovado pelo cidadão, dados médicos relativos a doenças, intolerância a medicamentos e o símbolo do Autismo (para portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA)” disse o diretor.
Como tirar
As novas carteiras de identidade podem ser expedidas na Central de Serviço Público (OCA). Para obter o novo documento basta levar Certidão de Nascimento ou de casamento. A OCA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.
Durante a cerimônia de lançamento serão entregues modelos especiais de carteiras para o Governador Gladson Cameli, o vice-governador Major Rocha, o secretário de Polícia Civil Rêmullo Diniz, o secretário adjunto de Polícia Civil Marcos Cabral e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Deputado Nicolau Junior.