Multiplicadores

Governo lança Mês do Meio Ambiente no Colégio Dom Pedro II

Alunos do Colégio Militar Dom Pedro II, localizado no Segundo Distrito de Rio Branco, participaram da solenidade de lançamento do Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho.

Com o tema Integração e Sustentabilidade, o Mês do Meio Ambiente vai reunir especialistas renomados e autoridades para discutir as políticas ambientais do Acre.  E para dar início às atividades, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros do Acre se uniram à comunidade escolar para falar da importância da educação ambiental.

O plantio de mudas faz parte do lançamento da programação (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“O ambiente escolar é propício para a difusão de informações e para fomentar a mudança de comportamento. O lançamento do Mês do Meio Ambiente na escola é para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Convidamos a população para participar e colaborar com as políticas ambientais do Estado”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Israel Milani.

Durante a programação de lançamento, os alunos participaram de palestras e realizaram o plantio de árvores, também foram distribuídas mudas arbóreas e frutíferas. A adolescente, Eliza Melo de Souza, pontuou as vantagens de se plantar árvores tanto no ambiente escolar quanto na comunidade.

“Além de promover uma imagem boa para o colégio e deixar o ambiente mais agradável, as plantas são de extrema importância para nossa vida, porque permitem a limpeza do ar e auxiliam no processo da chuva, além de oferecer frutos e flores”, disse a aluna.

O Corpo de Bombeiros do Acre é um dos parceiros na execução das políticas públicas desenvolvidas na área ambiental pelo governo do Estado. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, ações de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente fazem parte do cronograma da corporação e também das atividades em execução no Colégio Dom Pedro II.

Alunos foram orientados a serem multiplicadores da importância de se preservar o meio ambiente (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Batista aproveitou a oportunidade para convidar os alunos para serem multiplicadores de informações. “Estamos entrando em período crítico de estiagem, no qual, constatamos o aumento do número de queimadas. As queimadas, além de prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas, se configuram em crime. Contamos com o apoio de vocês para repassar essa informação, e assim contribuirmos para um ambiente mais saudável”, disse.

Programação inclui palestras, lançamentos e a visita do ministro do Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chega ao Acre na noite nesta segunda-feira, 3. Na terça-feira pela manhã cumpre agenda em Rio Branco e até o meio-dia segue para Cruzeiro do Sul, onde fará reunião com prefeitos, lideranças indígenas e comunitárias do Vale do Juruá.

O Ministério Público do Estado fará o lançamento de duas campanhas, a “Click Verde – Canal de Denúncia MPE” e “Juntos mudamos o mundo”, relacionada ao consumo sustentável e a Uninorte fará um ciclo de palestras sobre a Mochila do Educador, uma iniciativa da Sema para a atuação de educadores ambientais no Estado.

Até o dia 6 serão realizados cursos de capacitação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Sebrae e o projeto Universidade Aberta durante todo o mês de junho na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Outro projeto que iniciou no dia 26 de maio e se encerra no dia 15 de junho é o “Caravanas Agroecológicas”, realizado em parceria com Instituto Federal do Acre (Ifac) e o World Wildlife Fund (WWF) nos municípios de Assis Brasil, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul.

De 4 a 7 de junho ocorrerá o 4º Encontro de Gestores de Áreas Naturais Protegidas do Estado do Acre, no Seringal Cachoeira, em Xapuri. Também no dia 4 será lançado o Fórum Permanente de Soluções Ambientais no Parque Zoobotânico da Ufac e haverá uma Mostra da Diversidade com fotografias e painéis, além da distribuição de mudas na Uninorte.

No dia 5, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia do Meio Ambiente, será a vez do Painel Alto Nível do Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE/AC), atividade da Sema. Especialistas renomados farão suas contribuições ao processo de revisão da Fase III do ZEE/AC, que comporta estudos sobre as áreas com potencial para o desenvolvimento do agronegócio no Estado.

Ainda no dia 5 será a  inauguração da “Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar” nos 22 municípios acreanos, ação do Ministério Público Federal. Serão realizadas palestras sobre Mudanças Climáticas organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente do Município de Rio Branco (Semeia) e pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO).

A Uninorte fará uma campanha de Educação Ambiental com distribuição de mudas, além da palestra “A bicicleta contribuindo para um mundo sustentável”. A Unimeta oferece a palestra “Agronegócio e Sustentabilidade” e a Semeia organiza a Exposição de Escolas no Parque Chico Mendes.

O Seminário “Recuperação ambiental com fins econômicos no Estado do Acre será no dia 6, na FAEAC, com a participação de especialistas em Programa de Regularização Ambiental (PRA). Na ocasião a Sema fará o lançamento do Catálogo de Sistemas Agroflorestais indicados para o Acre. Ainda no dia 6 haverá formação em Instrumentos de Gestão Ambiental em Estabelecimentos Rurais na Sema.

O lançamento da Campanha de Regularização Fundiária será no dia 7, em Porto Acre, com coordenação da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa).O ponto alto da programação do Mês do Meio Ambiente será no dia 10, com a realização do workshop “Políticas Ambientais do Estado do Acre”. O evento organizado pela Sema fará a integração do Sistema Estadual de Meio Ambiente, mostrando as ações da secretaria, do Instituto de Meio Ambiente (Imac), do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e do Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

No dia 13, haverá arborização, paisagiso e palestra na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). De 15 a 30 de junho será  o Mutirão de Serviços na Floresta do Afluente. No dia 18 haverá a posse dos conselheiros da APA Lago do Amapá e APA São Francisco. No dia 22, em Acrelândia, ocorrerá o Mutirão do PRA e para encerrar as atividades do mês, no dia 28, o Imac vai lançar o Plano Agroflorestal 2019, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).