Governo lança edital para vagas de mestrado e doutorado em Cruzeiro do Sul

O edital será lançado em janeiro e o início das aulas não deve ultrapassar o mês de março (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Edital será lançado em janeiro e o início das aulas não deve ultrapassar o mês de março (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Como forma de fortalecer as políticas de incentivo e valorização de profissionais da área de saúde na região do Juruá, o governo do Estado lançará em janeiro de 2016 o edital do certame que oferecerá 30 vagas de mestrado e 10 de doutorado para o curso de Ciências da Saúde em Cruzeiro do Sul.

A notícia foi anunciada durante agenda entre o governador Tião Viana, o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), Mauro Ribeiro, nesta terça-feira, 29, na Casa Civil.

Mauro Ribeiro explicou que o concurso será realizado somente em Cruzeiro do Sul,, e a qualificação dos profissionais será feita por meio de uma parceria entre o governo, a Universidade Federal do Acre – que irá oferecer os coo-orientadores das pesquisas e o local para as aulas – e a faculdade de medicina do ABC Paulista de São Paulo, de onde virão os doutores que ministrarão as aulas.

“A ideia é fazer disso uma base referencial futura para o curso de medicina em Cruzeiro do Sul, além de permitir que as pessoas que integram o Sistema Único de Saúde [SUS] participem sem comprometer o andamento das ações que elas já desenvolvem. Por determinação do governador, o edital será lançado em janeiro e o início das aulas não deve ultrapassar março”, contou o diretor-presidente.

O secretário de Saúde afirmou que podem concorrer ao certame todos os profissionais graduados na área de saúde, e que a Sesacre já disponibilizou o repasse de R$ 250 mil para a ABC Paulista dar início ao curso.

“Outros repasses devem ser feitos em 2016 e 2017 para a conclusão do curso. O objetivo do projeto é ter profissionais cada vez mais qualificados, além de fixá-los na região do Juruá, o que garante uma manutenção e uma base para o futuro curso de medicina na região”, concluiu o gestor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter