Governo lança edital para habilitar a comercialização de produtos durante o Arraial Cultural

Expressão popular do calendário acreano, o Arraial Cultural já  iniciou os preparativos para a décima quinta edição. Para habilitar a comercialização de produtos durante o evento, o governo do estado, através da FEM, lança um edital. A ideia é possibilitar um espaço organizado para a venda dos produtos; oferecer um serviço com alimentos de qualidade aos frequentadores do arraial; além de incentivar a participação efetiva e estimular a organização e a profissionalização dos comerciantes, ambulantes e associações na venda de seus produtos.

Concurso de quadrilhas, apresentações de folguedos, shows com artistas locais, comidas típicas e brincadeiras tradicionais compõem a programação do Arraial Cultural (Foto: Val Fernandes/FEM)

Concurso de quadrilhas, apresentações de folguedos, shows com artistas locais, comidas típicas e brincadeiras tradicionais compõem a programação do Arraial Cultural (Foto: Val Fernandes/FEM)

Poderão participar do edital integrantes do movimento de Economia Solidária que deverão comprovar que participam de feiras e eventos similares;  comerciantes que integram o cadastro da Secretária de Pequenos Negócios, com a apresentação de documento emitido pela Secretaria de que estão aptos a participar do evento; pessoas ligadas a associações/grupos que comercializam alimentos, com a documentação de que integram a associação, além de comprovação de que participam de feiras e evento, e os comerciantes individuais que trabalhem com alimentação. Esses  precisarão apresentar alvará ou declarações de que participam de eventos dessa natureza.

Ao todo serão sorteadas 95 barracas. Os integrantes do movimento de Economia Solidária sortearão 20 vagas, e os cadastrados na Secretaria de Pequenos Negócios, com 10 vagas. As pessoas ligadas às associações/grupos terão direito a 25 vagas, e os comerciantes individuais a 40 vagas.

Governo pretende incentivar a participação efetiva e estimular a organização e a profissionalização dos comerciantes, ambulantes e associações na comercialização de seus produtos (Foto: Val Fernandes/FEM)

Governo pretende incentivar a participação efetiva e estimular a organização e a profissionalização dos comerciantes, ambulantes e associações na comercialização de seus produtos (Foto: Val Fernandes/FEM)

Inscrições – Para o sorteio que habilita a comercialização de produtos durante o evento, as inscrições acontecem de 6 a 8 deste mês, na  Fundação de Cultura Elias Mansour  (FEM), das 8h30 às 17 horas, no Departamento de Artes (Dartes). Essas inscrições são direcionadas aos comerciantes ligados às associações/grupos, e comerciantes individuais. Os demais deverão recorrer às suas organizações.

Como será feito o sorteio –  No dia 20 deste mês, às 9 horas, no Cine Teatro Recreio, o sorteio será feito para os  permissionários das 25 vagas que integram associações/grupos, e das 40 vagas para comerciantes individuais. Já as vagas destinadas ao movimento de Economia Solidária e da Secretaria de Pequenos Negócios serão definidas em sorteios internos nos espaços definidos pelos organizadores das duas categorias.

Com o tema “No Seringal de Chico Mendes”, o evento acontecerá  de 1 a 7 de julho de 2013, na Amadeu Barbosa,  estacionamento do estádio Arena da Floresta. Concurso de quadrilhas, apresentações de folguedos, shows com artistas locais, comidas típicas e brincadeiras tradicionais compõem a programação do evento.

Economia – O Arraial Cultural oferece uma oportunidade aos comerciantes, artesãos, artistas de ganharem um dinheiro extra. Os produtos negociados são os mais variados, desde que tenham uma relação com a cultura popular. Nas barracas serão comercializados sucos, doces, bolos, açaí, bombons, receitas com carne-de-sol, galinha picante, rabada-no-tucupi, charutos, bobó de camarão e outras iguarias, tudo ao gosto do freguês. Além da culinária regional, o evento abre espaço para o artesanato acreano.

“É um projeto importante, que mobiliza a economia de mercado, fazendo circular produtos de forma lúdica, recreativa e dinâmica. Gera empregos diretos das diferentes maneiras. Nesse arraial da décima quinta edição, serão mais de mil pessoas trabalhando diretamente nas diversas atividades, melhorando a renda de famílias que estão na economia”, comenta Francis Mary Alves de Lima,  presidente da FEM.

Serviço

Inscrições para comerciantes ligados às associações/grupos, e comerciantes individuais – de 6 a 8 de maio, das 8h30 às 17 horas,  na Fundação de Cultura Elias Mansour, Departamento de Artes (DARTES) – Rua Senador Eduardo Assmar, 1291, Segundo Distrito – Gameleira

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter