A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Centro de Estudo de Línguas- CEL e o Instituto Dom Moacyr (IDM), realizaram o lançamento do edital para os Cursos de Formação Inicial e Continuada/FIC, Nível Básico e Intermediário de Inglês e Espanhol e Nível Básico e Intermediário de Libras, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Prestigiaram o evento o senador Aníbal Diniz, secretário de Educação, Daniel Zen, coordenadora do CEL, Nágila Dourado, diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, dentre outras autoridades locais.
Em todo o Acre serão oferecidas 3.130 vagas, distribuídas nos 22 municípios, sendo ofertadas, neste primeiro momento, 1.565 vagas para os alunos da rede pública de 18 municípios e posteriormente, em novembro, estendidos para as demais cidades do Acre. Os alunos deverão possuir os requisitos de acesso exposto no edital de seleção lançado na quinta-feira, 1º, as inscrições poderão ser feitas nas próprias escolas de Ensino Médio e confirmadas nos espaços mencionados no mesmo edital.
O programa visa desenvolver a competência comunicativa dos alunos matriculados no Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Secretaria de Educação selecionará alunos para ingressarem nos Cursos de Formação Inicial e Continuada/FIC a serem ofertados pelo IDM.
O centro de Estudo de Línguas atuará como unidade executora na oferta dos cursos de Inglês e Espanhol para estudantes selecionados pela Secretaria Educação e devidamente cadastrados nos Sistec pela equipe do IDM. “Trata-se, portanto, da concretização de um trabalho de parcerias entre vários seguimentos de ações do governo do Estado do Acre”, menciona a coordenadora do CEL, Nágila Maria Dourado.
O período das inscrições vai até 07/08 de acordo com o edital. Para mais informações os interessados devem entrar em contato pelo telefone (68) 3228-7667; e-mail: cel.nel.ac@gmail.com;
Bruna Sampaio, ex-aluna do ensino público e acadêmica do curso de Direito na Ufac disse: “fazer cursos aqui no CEL permitiu que eu tivesse condições de ler obras em espanhol, me inserindo nos processos de outras culturas.”
Dennisson das Chagas, aluno de Inglês, disse que gosta das dinâmicas dos professores, “durante as aulas os diálogos são em inglês, a gente estuda de forma aprofundada”.
Para o diretor-presidente do IDM e um dos criadores do Centro de Línguas, Marco Brandão, “o objetivo do governador Tião Viana é trazer melhoria para a qualidade de vida das pessoas, cursos de língua estrangeira que antes eram privilégio somente dos que podiam pagar, hoje fazem parte da vida de mais de 8 mil jovens de escolas públicas”.
O secretário de Educação, Daniel Zen, em sua fala, mencionou sobre a importância de se priorizar a educação, em especial, oportunizando aos alunos da rede pública o acesso ao estudo de línguas estrangeiras, ministrado por profissionais de excelência.