O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), realizou no último sábado, 7, o lançamento da campanha contra a febre aftosa em Assis Brasil. O município, como faz fronteira com o Peru e a Bolívia, tem uma localização estratégica e de extrema importância para a sanidade do rebanho bovino acreano. Pecuaristas e agricultores familiares dos demais municípios participaram do evento.
O lançamento da 35ª Campanha de Erradicação da Febre Aftosa na área da tríplice fronteira também foi prestigiado por representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária e dos órgãos de proteção da saúde animais do Peru e da Bolívia.
Wilian Guerreiro, veterinário do Serviço de Sanidade Agropecuária peruano, falou sobre a integração do trabalho entre os três países.
“Aplaudimos a ação do governo do Acre no combate à aftosa. Nossa presença aqui é importante porque mostra a parceria entre os países para erradicar de vez esse problema que pode ser muito prejudicial para o rebanho bovino”.
Já Lídia Álvarez, chefe do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar da Bolívia, destacou o trabalho realizado pelo Idaf na fronteira.
“Parabenizamos o corpo técnico do Idaf pelo trabalho desenvolvido em parceria. Nossos esforços conjuntos estão resultando no crescimento do rebanho e na qualidade dos animais criados nessa região”, explicou.
Rebanho bovino no Alto Acre supera os 500 mil animais
O assessor especial do gabinete do Idaf, Ronaldo Queiróz, explicou que o sucesso das campanhas ao longo dos últimos anos é fruto do esforço dos servidores do órgão e da parceria com a iniciativa privada. “O compromisso dos produtores e a dedicação dos técnicos da instituição nos fazem acreditar que mais uma vez alcançaremos índices tão bons quanto na última campanha”, disse.
Na vacinação realizada em novembro do ano passado, o Alto Acre foi a região que alcançou os melhores índices, destacando-se Epitaciolândia, que conseguiu vacinar 100% de seu rebanho.
O rebanho bovino de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil está estimado em torno de 550 mil animais. Já a totalidade do rebanho em todo o estado gira em torno de 3 milhões de cabeças.
A primeira etapa da campanha de vacinação vai até o dia 31 deste mês.