A partir da troca de conhecimentos, criatividade e valorização de diversos trabalhos na área da educação, foi lançada na manhã desta segunda-feira, 7, a 4ª edição da Mostra Viver Ciência, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Na ocasião, também foi divulgada a programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia promovida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT).
Segundo o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, o evento é uma união de saberes e conhecimentos. “A mostra Viver Ciência representa o saber de centenas de jovens de diversas escolas. Todos os saberes se encontram nestes dias”, salientou.
Ele reafirma ainda que várias atividades estão sendo planejadas nos três dias de evento e que a mostra será realizada também no Juruá. “Na edição de 2017 foram expostos mais de 200 trabalhos, com público superior a 60 mil pessoas na capital. Este é um dos maiores eventos da educação, que valoriza as novas práticas de conhecimento dos nossos jovens”, ressaltou.
Os eventos são promovidos pelo governo do Estado, Universidade Federal do Acre (Ufac) e parceiros. A Viver Ciência tem o objetivo de inserir a classe estudantil na apresentação de projetos de iniciação científica.
Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
Este ano a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia terá como tema principal “A Ciência Para redução das Desigualdades”. Para realizar as atividades a Sect deve contar com diversos parceiros, como o Sebrae e as instituições do sistema indústria e comércio, além das secretarias estaduais e municipais. A Semana será realizada simultaneamente em 18 municípios do Acre.
Telecentros e alunos dos cursos realizados pela Sect estarão envolvidos. Além disso, o governo também deve lançar o edital do Projeto Jovem Cientista Acreano.
“Esse será um espaço também para a apresentação das startup’s e a realização do hackathon ainda no primeiro semestre de 2018, em Cruzeiro do Sul”, afirmou a atitular da Sect, Renata Souza.
Viver Ciência Itinerante
Hoje o Viver Ciência ganhou novos conceitos e se dividiu. Além das edições na capital e em Cruzeiro do Sul, a mostra estará presente nas regionais do Alto Acre, Tarauacá/Envira e Purus. Segundo a diretora de Inovação da Secretaria de Educação, Cleide Prudêncio, o evento é plural e abrangente.
“Este é um trabalho de popularização, interiorização e divulgação de tudo que é realizado pelos alunos e professores no âmbito escolar. A Viver Ciência contempla as escolas e todos aqueles que desenvolvem trabalhos legados à área da ciência tecnologia e inovação”, lembrou.
Mostra Acreana de Conhecimento
O evento já faz parte do calendário anual do estado. Em Cruzeiro do Sul, a mostra será realizada nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, no campus do Instituto Federal do Acre (Ifac) do Juruá.
Em Rio Branco, as atividades estão confirmadas para 29, 30 e 31 de agosto, no campus da Ufac.