Governo lança Projeto de Formação para o Setor Produtivo

Ação beneficia 725 jovens nas áreas de Agricultura Familiar e Construção Civil em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

dsc0623733.jpg
dsc06271er3.jpg

Oportunizar formação profissional a 725 jovens este é o objetivo do Projeto Setorial de Formação para o Setor Produtivo, lançado pelo governo do Estado (Foto: Assessoria IDM)

Oportunizar formação profissional a 725 jovens trabalhadores de Rio Branco e Cruzeiro do Sul nas áreas de Agricultura Familiar e Construção Civil. Este é o objetivo do Projeto Setorial de Formação para o Setor Produtivo, lançado pelo governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, na manhã  desta sexta-feira, 27, na Filmoteca Acreana. O projeto faz parte das ações do Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq).

A proposta de implementação do Planseq é convergente com as políticas de inclusão social e desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvidas pelo governo do Estado. Essa política está sintetizada no Planejamento Estratégico e caberá ao Instituto Dom Moacyr promover a ação conjunta com as diversas áreas técnicas do governo, em articulação com o Sistema S (Senai e Senar) e a sociedade civil.

Na área de Agricultura Familiar, a oferta é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Henrique Afonso. Serão 600 vagas distribuídas em cursos de Formação Inicial e Continuada em Sistemas Agroflorestais (SAF), e Hortas Orgânicas, Roçados Sustentáveis e Avicultura e Processamento Artesanal dos Derivados do Leite. São 200 vagas para Rio Branco e 400 para Cruzeiro do Sul. Esses cursos serão realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Já na área da Construção Civil, a oferta é oriunda de emenda parlamentar da deputada federal Perpétua Almeida. Nessa área serão oferecidas 125 vagas, sendo 80 para o curso de Eletricista Instalador Predial e 45 vagas para o curso de Pedreiro. Para esses cursos, a parceria será com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Para o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, este é um momento importante para a sociedade acreana, pois o governo do Estado e o Sistema S unem forças para a concretização de ações voltadas à elevação da força de trabalho, impulsionando o desenvolvimento econômico do Acre.

“Estamos juntando esforços na tentativa de melhorar a vida das pessoas. Para isso, estamos contando com o apoio de parlamentares da bancada federal num momento em que o Estado está se desenvolvendo. É necessário investir tudo ao mesmo tempo e de imediato no sentido de elevar a escolarização, bem como elevar as bases científicas e tecnológicas, melhorar a infraestrutura e garantir bons serviços para a população. Fazendo isso, estamos vislumbrando um futuro melhor para nossos jovens”, observa.

Para a deputada federal Perpétua Almeida, o Acre sai na frente ao lançar projetos como esses. “Esse projeto irá permitir oferecer qualificação para o homem do campo, na área de Agricultura Familiar, e da cidade, na área de Construção Civil, em plena expansão no Acre. Estamos vivendo um momento ímpar. A economia acreana está a todo vapor, obras públicas e privadas por todo lado. O que temos que fazer é investir na qualificação profissional dos jovens e adultos trabalhadores e ter a consciência de que o desenvolvimento só vem se

acompanhado de profissionais qualificados e para isso, confio plenamente no trabalho do Instituto Dom Moacyr e do Sistema S”, revela.

Para o representante do deputado Henrique Afonso, Edcarlos Costa, “ao preconizar o aprender a aprender, consideram-se as rápidas transformações geradas pelo progresso científico e tecnológico. A educação profissional fornece as bases para continuar aprendendo ao longo da vida. Ela é de extrema importância para o desenvolvimento de aptidões que possibilitem enfrentar novas situações, privilegiando a aplicação da teoria na prática e enriquecendo a vivência da ciência na tecnologia. Por isso, consideramos de extrema importância a aplicação de recursos na formação profissional dos jovens acreanos”, esclarece.

Para a educanda da área de Construção Civil, do curso de Eletricista Predial, Patrícia Batista, a formação profissional permitirá mudança de vida. “Vocês não imaginam a alegria ao saber que eu tinha sido contemplada com uma das vagas da área da Construção Civil. Sempre trabalhei como doméstica e vejo nessa formação a oportunidade de melhorar de vida. Agora vou ter uma formação profissional”, afirma.

Quem compartilha essa opinião  é o também educando Marcos Soares, que foi contemplado com uma das vagas do curso de pedreiro. “Estava desempregado e sem perspectivas até tomar conhecimento da abertura de vagas pelo Instituto Dom Moacyr na área da Construção Civil. Esta é uma oportunidade que encontrei para voltar a sonhar com um futuro melhor para mim e minha família”, finaliza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter