Governo já distribuiu dois milhões de mudas pelo programa Florestas Plantadas

Tião Viana mantém programa pelo sexto ano seguido com um investimento de R$ 3,5 milhões na aquisição de mudas e maquinário agrícola (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana lançou nesta terça-feira, 20, na zona rural de Capixaba, uma nova etapa do programa Florestas Plantadas. Desde o primeiro ano de sua gestão, o programa já distribuiu e plantou dois milhões de mudas de árvores em quase todo o Acre e se prepara agora para um investimento de mais R$ 3,5 milhões, com a distribuição de 205 mil mudas.

A nova etapa do programa está beneficiando 230 famílias de Rio Branco, Senador Guiomard, Porto Acre, Capixaba, Acrelândia, Xapuri e Brasileia. Além da aquisição das mudas, o governo também está investindo na mecanização agrícola e no georreferenciamento de 340 hectares.

O investimento inclui, ainda, a aquisição de adubo, calcário e kits de sangria para seringueiras, além da assistência técnica que será disponibilizada para os produtores.

“Esse programa me dá orgulho por que significa responsabilidade ambiental, recomposição dos ambientes que sofreram, às vezes, com o mau uso da terra e estamos entregando só hoje 39 mil mudas em Capixaba para que as pessoas possam ter a Floresta Plantada, a renda que vem dela, e um aumento da qualidade de vida”, disse Tião Viana.

Renda para o futuro

Programa já beneficiou mais de 700 famílias no Acre (Foto: Pedro Devani/Secom)

Coordenador do programa Florestas Plantadas pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Ademir Batista conta que 712 famílias já foram beneficiadas no Acre.

Cada uma recebeu mudas de seringueira, castanheira, açaí, acerola e graviola para plantar em cerca de dois a três hectares de terra. Com o crescimento cuidadoso das árvores, a ideia é que a floresta passe a gerar uma renda garantida para os produtores.

“Quem plantou seringueira no primeiro ano do programa já irá fazer a primeira sangria no ano que vem. Só aqui no Acre nós temos uma fábrica de GEB [Granulado Escuro Brasileiro] e uma de camisinhas que trabalham com látex nativo. Então é um mercado garantido, além das frutas”, explica Ademir.

Expectativas

“Eu vou plantar, vou cuidar e mais adiante eu vou ter um retorno”, acredita o produtor José Feitosa (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em Capixaba, José Feitosa é um dos primeiros produtores a receber essa nova etapa do benefício. Trabalhando em sua terra com a produção de frutas, acredita que os dois hectares de mudas do Florestas Plantadas farão um impacto bastante positivo no futuro.

“Vou plantar, vou cuidar e mais adiante eu vou ter um retorno. Isso é bom de a gente trabalhar, porque estamos fazendo o reflorestamento. Nossa terra está um pouco desgastada e precisamos disso”, conta o produtor.

O deputado estadual Lourival Marques, que iniciou o fortalecimento do programa ainda na primeira gestão de Tião Viana, reforçou: “Esse é um compromisso do governador Tião Viana e pelo sexto ano consecutivo estamos dando andamento a esse programa. Fica aqui minha satisfação de ver o compromisso desse governo com o produtor rural”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter