Governo investe na educação para melhorar o trânsito no Vale do Juruá

Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima já têm equipes próprias de educadores. Outros municípios da região serão alcançados por programas itinerantes

001detabr.jpg
 

003detabr.jpg

Governo do Acre investe no programa de educação para o trânsito nas escolas da rede pública (Fotos: Onofre Brito)

O governo do Acre investe no programa de educação para o trânsito nas escolas do Vale do Juruá, que prevê até o fim do ano palestras e atividades educativas em todas as escolas de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, das zonas urbana e rural. Além disso, os municípios de Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo vão receber a visita de um grupo itinerante com esse mesmo objetivo.

Iniciada em março, a programação já passou por 15 escolas. Neste ano, uma inovação: foi adptada uma história de Chapeuzinho Vermelho contando a história de ‘Chapeuzinho na Contramão’. Na terça-feira, 5, pela manhã, a apresentação foi feita na escola de Ensino Fundamental Rego Barros. Durante a apresentação da peça, os alunos receberam orientações sobre situações de trânsito.

“A gente está sempre inovando para dar informações sobre o trânsito de forma mais atrativa e lúdica, para que as crianças saiam da escola com a noção do que é o trânsito, sabendo atuar e se defender nas ruas, andar de maneira mais segura, de forma que no futuro tenhamos motoristas mais conscientes”, disse Francisca Dantas, uma das atrizes da peça.

O diretor da escola, Djalma Enes, falou sobre a importância desse trabalho de conscientização “Sabemos que o trânsito é perigoso. Nossos alunos já são pedestres e serão os futuros condutores. Eles precisam desde cedo conhecer as regras e o bom senso. Parabenizo o governo do Estado pela iniciativa”, disse.

O estudante Anthony Guimarães Lebre, de apenas 7 anos, aprendeu algumas lições. “Gostei e amei. O lobo mau é muito engraçado. Motorista que anda muito rápido causa acidente.” 

O gerente da Ciretran, Valdeci Dantas, informou que no sábado o órgão vai iniciar um trabalho com idosos na associação do bairro da Várzea. Somente neste ano dois idosos já foram vítimas fatais de acidentes de trânsito.

Mâncio Lima na luta por um trânsito seguro

A diretora do Detran, Sawana Carvalho, instalou em Mâncio Lima uma coordenação para educação no trânsito. Em parceria com a prefeitura, a coordenação trabalha desde o início de marco. A professora Lúcia Rocha, cedida pela prefeitura para fazer parte da coordenação, informou que nesta sexta-feira, 8, encerra-se a programação nas três escolas do bairro São Francisco, com uma caminhada denominada ‘Paz no Trânsito’. Com o apoio da Polícia Militar, um trabalho de conscientização é realizado na frente das escolas no início e no fim das aulas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter