Governo investe na criação de Centro de Estudo de Abelhas Nativas

O governador Tião Viana se reuniu na manhã desta quinta-feira, 24, com Maria Edna Santos, coordenadora da cadeia produtiva do mel pela Secretaria de Produção Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

Com o Centro, Tião Viana espera não só a ampliação dos estudos das abelhas, mas também maior produção de mel no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Com o Centro, Tião Viana espera não só a ampliação dos estudos das abelhas, mas também maior produção de mel no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O objetivo foi discutir a criação do Centro de Estudo de Abelhas Nativas, um espaço que irá se dedicar ao estudo desses insetos que possuem grande importância ecológica e econômica.

O centro será erguido numa parceria entre governo do Estado e Universidade Federal do Acre (Ufac). A cadeia produtiva do mel tem sido uma das apostas do governador Tião Viana em sua gestão para a melhoria de renda do homem do campo. “Isso é um trabalho revolucionário. É uma opção de fonte de renda para o trabalhador rural, além da importância ambiental pelo trabalho de polinização das abelhas na floresta”, conta.

Edna Santos explica que os primeiros passos para a implantação do Centro de Estudo de Abelhas Nativas já foram dados. O espaço poderá tanto estudar todas as potencialidades das abelhas regionais como qualificar produtores para terem um ganho maior de seus investimentos na cadeia do mel.

“Queremos que até dezembro os encaminhamentos para o centro já estejam bem avançados. Estudaremos não só o papel das abelhas na floresta, como achamos que assim seremos capazes de aumentar a produção de mel no Estado. O centro poderá até ser um ponto de turismo científico”, explica Maria Edna.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter