Como incentivo ao aperfeiçoamento da mão de obra e da aplicação das tecnologias da informação e comunicação, o governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), tem investido em políticas públicas de especialização.
Com recursos do Ministério das Comunicações, a Fapac contemplou, por meio de edital, alguns projetos pedagógicos voltados à área de tecnologia no estado.
Um dos projetos foi executado pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e certificou recentemente turmas de Brasileia, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul.
O curso de pós-graduação Tecnologias da Informação teve a duração de um ano e foi destinado a profissionais de diversas áreas. Segundo a diretora técnico-científica da Fapac, Catarina Almeida, o recurso foi repassado ao programa Redes Digitais de Cidadania.
O professor e coordenador do curso, Luiz Augusto Matos da Silva destacou que com a metodologia aplicada foi possível o alcance de cerca de duas mil pessoas, uma vez que o processo de conclusão implicou a realização de ações de inclusão digital em diferentes comunidades, envolvendo pessoas de várias faixas etárias.