Governo investe em melhorias na ETA de Cruzeiro do Sul

O governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa), realizou nesta quarta-feira, 28, a substituição do sistema de filtragem e do sistema cabeamento da nova subestação que alimenta a estação de tratamento de água (ETA) de Cruzeiro do Sul.

As intervenções eliminam riscos de falhas que poderiam comprometer o sistema, além aumentar o tempo de vida útil da subestação que alimenta a ETA de Cruzeiro.

Em Cruzeiro do Sul, o governo do Estado, por meio do Depasa, realiza a substituição de sistemas de filtragem e sistemas elétricos da ETA. Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

O diretor de Operações do Depasa, Alan Ferraz, enfatiza a importância da intervenção para garantir o pleno funcionamento do sistema e melhorar a qualidade da água tratada distribuída no município. “Estamos realizando aqui a substituição do filtro da ETA menor, de 25 litros por segundo, e a substituição de todo o cabeamento do transformador até a quadro de acionamento, e do quadro de acionamento para as bombas. Trabalhávamos aqui numa situação de limite. Com a troca do sistema de filtragem vamos eliminar o desperdício da água que era captada, e  agora, também com cabeamento ideal, com amperagem maior, trabalharemos com maior segurança.”

O trabalho continuará nesta quarta, com a troca das cruzetas do transformador que alimenta a captação do sistema de abastecimento de água de Cruzeiro, localizada no Igarapé São Salvador. Ainda com o objetivo de controlar a vazão de entrada de água na ETA, o registro de 200mm também será substituído.

Água Para Todos

E com o objetivo de ampliar a capacidade de abastecimento de água na região do Juruá, o governo do Acre, por meio do Depasa, realiza a perfuração de novos poços na região.

O projeto prevê perfuração de um total de 20 poços, ao longo de 20 meses, beneficiando mais de 120 mil pessoas em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó.

Sete novos poços já foram perfurados e um oitavo já está sendo perfurado para reforçar o abastecimento na região do Arena do Juruá. Com isso, a maioria dos bairros onde não havia abastecimento já conta com água 24 horas.

“Por determinação do governador Gladson Cameli criamos o programa, e o próprio Depasa executa por um preço muito menor. O desafio agora é melhorar a distribuição”, ressalta o gerente do Depasa de Cruzeiro, Braz Pedrosa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter