Governo investe em formação continuada de servidores do Instituto Socioeducativo

Parceria garante treinamentos de Prevenção e Combate a Incêndios, e de Segurança Interventiva

224_j_foram_capacitados_com_o_curso_brigada_de_incndio.jpg
dsc03673.jpg
parceria_com_o_bope_j_possibilitou_formao_de_170_agentes_socioeducativos.jpg

O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), em parceria com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar através do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizam uma série de treinamentos aos servidores do sistema socioeducativo (Foto:Cássio Divino)

O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), em parceria com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar através do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizam uma série de treinamentos aos servidores do sistema socioeducativo. As atividades acontecem durante os meses de setembro e outubro, nos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps).

Durantes os dias de treinamento, dois processos de capacitação para turmas distintas são executados: uma de Prevenção e Combate a Incêndio, ministrada pelo Corpo de Bombeiros, com 60 horas/aula, e outra de Segurança Interventiva, executada pelo Bope, com carga horária de 24 horas/aula.

Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiro, Mário de Lima, é de suma importância preparar os servidores com métodos preventivos, e para situações de risco com fogo.

Durante o treinamento prático realizado no Bope, o 2º sargento da PM, Francisco Hercules, falou sobre o valor da ética no trabalho, afinal, o sistema socioeducativo tem um objetivo muito diferente que o das penitenciárias. Por isso, eles trabalham com adolescentes que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estão em fase peculiar de desenvolvimento.

Para o 2º  tenente da PM, Rogério Ferreira, agir de acordo com a legalidade é  um dos principais pontos. Ele afirma que, os servidores do ISE também recebem conhecimentos do uso de armas não letais; de Equipamento de Proteção Individual (EPI); escolta interna e externa; imobilização; técnicas do uso de algema; uso da tonfa; e intervenção rápida.

Segundo a responsável pelos cursos, Christiane Penna, 224 agentes socioeducativos já foram capacitados no curso Brigada de Incêndio e outros 170 no de Segurança Interventiva.

Em julho, o mesmo curso, que visa prevenir e combater incêndios, foi realizado no Centro Socioeducativo Juruá. O objetivo é que a capacitação possa chegar a todas as unidades.

A ação faz parte da política de valorização do servidor, que esse ano já  investiu em aumento de salário, construção de novos prédios, aquisição de equipamentos, além da implantação da política de meritocracia, ou seja, quem trabalha mais e apresenta mais resultados recebe um 14º  salário como prêmio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter