Governo intensifica fiscalização e combate às queimadas em Sena Madureira

A operação conta com reforço do Exército Brasileiro (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Operação conta com o reforço do Exército Brasileiro (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Em decorrência do aumento do número de focos de calor em Sena Madureira, o governo do Estado reforçou nesta terça-feira, 13, as ações de fiscalização e repressão aos crimes ambientais na cidade, por meio da Operação 7 de Setembro. A ação, desenvolvida pelo Comitê Estadual de Gestão e Riscos Ambientais (CEGRA), reúne cerca de 80 homens e mulheres no município, que estão atuando no combate e controle de queimadas.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Sena Madureira ocupa a segunda posição no ranking de focos de calor dos municípios acreanos. Até o momento, 651 queimadas, entre urbanas e rurais, foram registradas na região neste período de estiagem.

O efetivo está percorrendo os ramais em Sena Madureira (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Efetivo está percorrendo os ramais em Sena Madureira (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A Operação 7 de Setembro é desenvolvida em todo o Acre até 25 de setembro. A ofensiva é uma iniciativa do CEGRA, que é composto pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros, Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), e conta com o apoio do Exército Brasileiro.

“Esta operação consiste principalmente em fortalecermos as ações de fiscalização e combate aos incêndios florestais. Sena Madureira é um município que está queimando bastante, por isso reunimos a força-tarefa 2016 para fazermos esse enfrentamento”, destacou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista.

O efetivo está percorrendo os ramais em Sena Madureira realizando vistoria, notificação, autuação e prisão de pessoas flagradas cometendo crimes ambientais.

Paulo Viana, diretor-presidente do Imac, ressaltou que o Estado tem atuado de maneira firme e enérgica no combate ao desmatamento ilegal e às queimadas. “A tolerância para quem pratica crime ambiental é zero. Quem for flagrado será conduzido à delegacia, para que os procedimentos criminais sejam instaurados.”

Segundo o gestor, a sociedade precisa entender que é proibido o uso de queima. “Estamos atentos e usando todos os mecanismos que a legislação federal e estadual prevê para quem prática o uso da queimada”, enfatizou Viana.

Nesta quarta-feira, a operação foi realizada no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Wilson Lopes, localizado no quilômetro 25 da BR-364. O Imac realiza processo administrativo para apurar os responsáveis pelas queimadas identificadas em algumas propriedades do PDS.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter