Com o objetivo de promover o reconhecimento da população como ator responsável e atuante nas ações de prevenção de forma proativa, contínua e integrada no controle da malária, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), lançou no último dia 29 de abril o projeto de intensificação das ações de combate à malária.
O projeto foi dividido em três grandes etapas: campanha na mídia local de sensibilização, distribuição de mosquiteiros impregnados, além da mobilização das comunidades envolvendo as escolas e lideranças comunitárias.
Na data de lançamento do projeto, ocorreu o início da entrega de 50 mil mosquiteiros impregnados nos municípios do Juruá: 30 mil para o Cruzeiro do Sul, 10 mil para Mâncio Lima e 10 mil para Rodrigues Alves. Em Cruzeiro do Sul, já foram entregues 21,6 mil mosquiteiros impregnados, em Mâncio Lima, 3,5 mil e em Rodrigues Alves, 5,7 mil.
Durante esta semana, de 26 a 29, a equipe da Divisão de Prevenção e Promoção à Saúde da Sesacre realizará atividades em aproximadamente 20 escolas localizadas nos bairros prioritários de Cruzeiro do Sul, mobilizando mais de 72o pessoas com palestras, orientações para a construção de peças de teatro e paródia.
Para finalização da semana, na sexta-feira, 30, às 15 horas, no Teatro dos Nauas, a primeira amostra dos trabalhos realizados pelas escolas no controle e prevenção da malária, com participação de diretores, professores, alunos, lideranças comunitárias e outros parceiros locais. As instituições envolvidas receberão da Sesacre um Certificado de Agradecimento pela parceria nas ações de prevenção e controle da malária.
Resultados das ações em Cruzeiro do Sul
– Número de casos no período de 27.04 a 28.05 de 2014: 1.071 e no mesmo período de 2013: 1.665 – redução de 35% dos casos.
– Comparando 1 a 27 de abril com igual período de maio (2014), houve uma redução de 25% dos casos malária. Quantidade de calendários entregues: 5.500 por domicílio.
– Número de lâminas coletadas/exames realizados: 13.749.
– Números de mosquiteiros entregues: 21.600.
– Números de escolas, igrejas e lideranças trabalhadas: 20 – mobilizando em torno de 966 pessoas.