Governo integra órgãos federais no combate ao desmatamento ilegal

 

Estado vai atuar integrado com órgãos federais nas ações de combate ao desmatamento ilegal no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Estado vai atuar integrado com órgãos federais nas ações de combate ao desmatamento ilegal no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Como parte das ações definidas pelo governo do Estado para redução do desmatamento e das queimadas, os órgãos federais ligados ao meio ambiente foram convocados a integrar a força-tarefa instituída pelo governo.

Nesta quarta-feira, 1, representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) estiveram reunidos com representantes dos órgãos estaduais de meio ambiente.

A reunião foi realizada na sala de situação, instituída para coordenar e acompanhar as ações de combate e controle do desmatamento e das queimadas.  Durante o encontro, gestores e equipe técnica discutiram ações integradas entre os órgãos para potencializar o planejamento traçado pelo governo do Estado.

O superintendente do Ibama no Acre, Diogo Selhorst, explica que a principal missão do órgão é combater o desmatamento ilegal. “O Acre é uma região em que, mesmo que seja numa proporção menor, existe o desmatamento ilegal. Por isso, vamos unir esforços com o Estado para combater essa prática”, disse.

Para o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edegard de Deus, as políticas públicas incentivadas pelo governo ajudam no combate a práticas ilegais, como o desmatamento. “Estamos integrando todos os órgãos ligados ao meio ambiente para potencializar essas ações de combate. Esse é um pedido do governador Tião Viana: que a gente concentre as energias na ocupação das áreas abertas e na proteção das florestas”, ressaltou.

Combater o desmatamento e manter bons resultados

O diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), órgão responsável pelo núcleo de comando e controle da sala de situação, Pedro Longo, ressalta que a responsabilidade de combate ao desmatamento é compartilhada.

“Todos os órgãos que atuam nas áreas ambientais e de fomento à produção devem ter uma visão integrada. Nosso principal foco é combater o desmatamento ilegal, fazendo com que o Acre mantenha as médias históricas que são bastante positivas”, declarou.

Entre as atividades que incluem a programação de ações de combate, a PRF deve disponibilizar uma equipe especializada em crimes ambientais para dar apoio nas ações. “A PRF tem um grupo de trabalho, composto por policiais que têm um conhecimento técnico e experiência em várias operações, em conjunto com o Ibama, em todo país, e dessa forma nós colocamos parte do efetivo à disposição do governo do Estado”, explicou o chefe da delegacia da PRF no Acre, Nelis Newton.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter