Desabrigados pela cheia do Rio Acre, professores, donas de casa e outros profissionais têm agora, no Parque de Exposição de Rio Branco, uma ferramenta de grande importância para acompanharem a situação da alagação na capital e fazer pesquisas e deveres de casa, no caso das centenas de estudantes ali alojados.
A ferramenta é um telecentro, instalado na última sexta-feira, 7, a pedido do governador Tião Viana, para proporcionar bem-estar, entretenimento e serviços de informações aos desabrigados, contribuindo, assim, com a diminuição dos transtornos que eles têm vivido nas últimas semanas.
Funcionando diariamente, das 8 às 18 horas, inclusive nos fins de semana, o telecentro, instalado pelas diretorias Detic e DMA, da Secretaria de Planejamento, também irá propiciar aos desabrigados diversos cursos de informática. Além do telecentro e dos cursos, as diretorias também disponibilizaram o sinal do programa Floresta Digital para que os desabrigados possam acessar a internet por meio de telefones, tablets, computadores e outros equipamentos.
“Trata-se de uma ação humanitária, destinada a minimizar os transtornos que as pessoas vêm sofrendo com a enchente do rio Acre”, diz Carlos Rebello, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação do governo. Segundo Rebello, os serviços vão proporcionar aos desabrigados, entre outros benefícios, informações sobre a situação da cheia na capital do estado.
Para o estudante Júlio Henrique Ferreira dos Santos, 15 anos, desabrigado há duas semanas, da Baixada da Habitasa, a disponibilização do sinal do Floresta Digital e o Telecentro é de “grande importância” para as famílias dos desabrigados saberem da situação da enchente e para ajudar os estudantes a realizarem pesquisas para seus trabalhos acadêmicos.
“Nesse período que vamos ficar aqui é muito bom ter os computadores para fazer meus trabalhos da escola. Também vou acompanhar as notícias pela internet para saber quando o rio vai baixar e, assim, voltar para casa”, diz Júlio Santos, aluno do Colégio Estadual Barão do Rio Branco.
O também estudante Marcos da Costa Oliveira, 18, morador do Taquari, diz que está satisfeito por usar os computadores com a internet gratuita no parque. “Como aqui não tem muita coisa para fazer, eu e meus amigos usamos a internet para estudar, jogar e se comunicar com nossos amigos por meio das redes sociais. Ter esse telecentro aqui no parque é muito bom”, ressalta Oliveira.
O serviço técnico do programa Floresta Digital vem se expandindo, com o objetivo de alcançar um público cada vez maior com internet gratuita e de qualidade. Como forma de inclusão digital, o programa está presente nos mais de trinta telecentros do estado, sendo 10 na capital. Os telecentros oferecem vários cursos gratuitos de informática básica, secretariado, segurança na internet, navegação segura, entre outros. Para mais informações sobre os telecentros, acessar o portal www.florestadigital.ac.gov.br