Governo inicia processo de parceria com laboratório Merieux

Ação possibilita o desenvolvimento de testes diagnósticos de hepatites virais a custo mais barato

agenda_do_governador_foto_sergio_vale.jpg
agenda_do_governador_foto_sergio_vale_3.jpg

O governador Tião Viana demonstrou total interesse em firmar parceria com a fundação francesa que atua na área de pesquisa voltada para a assistência médica (Foto:Sèrgio Vale/Secom)

Buscando melhorar cada vez os serviços de saúde prestados a população, o governador Tião Viana recebeu na noite de segunda-feira, 3, em seu gabinete, representantes da Fundação Merieux, da França e o médico hepatologista da Universidade Federal da Bahia, Raymundo Paraná.

O governador demonstrou total interesse em firmar parceria com a fundação francesa que atua na área de pesquisa voltada para a assistência médica.

“A Fundação Merieux é o braço filantrópico da holding Merieux, é o setor da holding que investe em países em desenvolvimento que enfrentam sérios problemas de saúde e o investimento tem que mostrar sustentabilidade, retorno social”, esclareceu o médico.

Paraná ressalta que investimentos desta magnitude auxiliam no enfrentamento de patologias como a hepatite que atinge toda Amazônia Ocidental, não só na região brasileira e, representa um problema grave de saúde pública.

“Só o Brasil pode resolver esse problema no momento. Por isso, nós fomos buscar essa parceria que também tem a participação da Universidade Federal da Bahia para que nós tenhamos no Brasil um modelo de laboratório Merieux para desenvolver testes diagnósticos a custo mais barato para o sistema público de saúde e também treinamento de recursos humanos”, detalha.

O hepatologista conta que a vinda dos representantes da Fundação Merieux ao Acre serviu para que eles soubessem a realidade das hepatites virais nesta região e para isso, trabalhos desenvolvidos pelos médicos Thor Dantas e Thiago Viana foram apresentados aos representantes da Merieux.

“A Fundação Merieux se sensibilizou e, pela primeira vez, está acenando com a possibilidade de fazer esse investimento na ordem de aproximadamente um milhão de euros no Brasil. Já existem investimentos desta fundação na África do Sul, no Líbano, em Madagascar e na China. Mas, nunca tinha havido no Brasil e agora estamos com essa possibilidade bastante concreta”, ressaltou Paraná.

O governador Tião Viana afirmou que é uma honra para o Acre receber pessoas de nível acadêmico como o do médico Raymundo Paraná e da equipe da Fundação Merieux. “Estamos estreitando parcerias”, concluiu.

A Merieux deve abrir um laboratório no Estado da Bahia e ter como parceiros os estados do Acre e Rondônia. O laboratório deverá custar, aproximadamente, R$ 2,4 milhões. Esse valor, segundo a fundação, permite fazer um laboratório de alto nível tecnológico e possibilitará avanços no tratamento de hepatites virais e viroses respiratórias, comuns nestas regiões.

A equipe da fundação já esteve com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha para tratar sobre esses investimentos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter