Governo inicia novas turmas do Profae em diversos municípios acreanos

Projeto contempla profissionais de nível técnico da área de enfermagem. O governo do Estado, através do Instituto de Educação Profissional Dom Moacyr e de sua Unidade Descentralizada Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, inicia nesta terça-feira, 10, uma série de aulas inaugurais do curso de complementação da habilitação técnica de enfermagem em diversos municípios acreanos. A primeira acontece logo mais às 17 horas, no Centro de Florestania e Cultura em Acrelândia.

As turmas do curso de complementação da habilitação técnica de enfermagem fazem parte do Projeto de Profissionalização de Trabalhadores da Área da Enfermagem (Profae), do Ministério de Saúde. No Acre, desde 2002, o Projeto é executado pelo Governo do Estado. Inicialmente através da Secretaria de Educação. A partir de 2006, pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr, sempre através da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.

A coordenadora do Profae no Acre Sâmia Kelle Araujo,  ressalta que tanto para o Governo do Estado quanto para o Ministério da Saúde, o desafio assumido é o de corrigir uma dívida histórica do Sistema Único de Saúde com seus trabalhadores de nível médio.

"A tarefa consiste na construção de uma política pública de educação profissional em saúde que garanta, de um lado, a oportunidade aos trabalhadores de acessar formação profissional de qualidade e condizente com suas condições de vida; de outro, que possibilite aos usuários do sistema um atendimento profissionalizado e de elevada capacidade resolutiva", revela Sâmia Araújo.

Ainda segundo Sâmia este projeto é o resultado de uma luta de décadas, de um processo histórico-social que vem sendo construindo ao longo dos anos, seguindo a própria história do sistema de saúde no país.

A Escola Técnica em Saúde "Maria Moreira da Rocha" é um Centro de Educação Profissional da rede de unidades do Instituto Dom Moacyr, voltada para a formação dos trabalhadores da saúde, fazendo parte da Rede de Escolas Técnicas do SUS (Retsus).

A Escola é hoje um centro de referência na formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, desenvolvendo cursos que atendem às necessidades dos serviços, visando garantir à população acreana um atendimento humanizado e de qualidade, através da ação de profissionais competentes e devidamente qualificados.

Calendário das Aulas Inaugurais

18 de Junho – Cruzeiro do Sul
19 de Junho – Marechal Taumaturgo
20 de Junho – Jordão