No atual cenário econômico do país, com retração e congelamento de investimentos públicos, atuar de forma direta na aplicação de ações na área de infraestrutura torna-se algo desafiador. O governo do Acre, além de garantir o pagamento em dia dos servidores, insere recursos na economia por meio da execução de obras de saneamento integrado nos municípios de difícil acesso e agora na nova etapa do programa Ruas do Povo em Rio Branco, Feijó e Plácido de Castro.
Nesta semana, os agentes técnicos do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) acompanham os primeiros trabalhos de infraestrutura na capital, especificamente no Loteamento João Carlos, localizado na regional do Calafate.
“Com o início do verão, as frentes de serviços se intensificaram em todas as regionais de Rio Branco, com obras de implantação das redes de água e esgoto, construção de calçadas, drenagem e pavimentação, promovendo uma política pública que, além de garantir a mobilidade urbana, gerará a melhoria de qualidade de vida”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Moisés Diniz.
Há mais de 20 anos residindo na comunidade, Hudson Rodrigues fala sobre essas novas movimentações nas ruas do Loteamento João Carlos. “Fico ligado em todos os trabalhos que estão sendo feitos e já vejo como o nosso bairro ficará melhor de se viver, sem lama ou poeira, com ruas pavimentadas e mais redes de água tratada nas casas dos moradores”, comenta.
Somando-se a essa nova fase de investimentos, o programa concluirá um ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão em todo o estado. “O Acre tinha cerca de 300 quilômetros de rede de distribuição de água no ano 2000, passando para mais de 2.300 quilômetros em 2016, após as obras do Ruas do Povo. Outro dados que comprovam a grandeza dessas ações estão em Rio Branco, onde realizamos mais de 350 quilômetros de novas ruas”, relata o diretor-técnico do Depasa, Anderson Mariano.
O trabalho de infraestrutura, para ter a devida aplicabilidade e transformar a realidade de uma comunidade, necessita que os moradores se sintam parte dos empreendimentos e possam colaborar. “Uma equipe de agentes sociais da autarquia dialoga diretamente com os moradores, colhe opiniões e presta informações sobre os serviços, além de manter contato direto com presidentes de bairros e associações para construirmos, juntos, esses grandes sonhos da população”, informa o coordenador de contato social do Depasa, Nier Pinheiro.