Governo inicia distribuição de 96 toneladas de sementes selecionadas de feijão

Nesta segunda-feira, 9, o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, juntamente com  o secretário de Agricultura do município de Rio Branco, Jorge Fadel, visitou o armazém da Cageacre em Senador Guiomard, local de estocagem e logística de distribuição aos munícipios de 96 toneladas de sementes selecionadas de feijão carioquinha meia-rama, variedade pérola. As sementes serão distribuídas para cerca de 2.400 produtores em todo o Estado. Os primeiros a receberem serão os ribeirinhos castigados pela última cheia dos rios.

96 toneladas de sementes selecionadas de feijão carioquinha meia rama, variedade pérola, serão distribuídas para produtores do Estado (Gleilson Miranda/Secom)

Quase cem 96 toneladas de sementes selecionadas de feijão carioquinha meia-rama, variedade pérola, serão distribuídas para produtores do Estado (Gleilson Miranda/Secom)

“Com isso, o governo do Estado vai garantir a safra de feijão para 2012, a produção de alimentos e a geração de renda para os pequenos produtores”, frisou Lourival Marques. A ideia é que cada produtor beneficiado com a semente de feijão devolva a mesma quantidade do produto havendo safra agrícola, mediante o favorecimento dos fatores climáticos, ação que beneficiara, por exemplo, a merenda escolar.

Nesta segunda-feira, 9, o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, juntamente com  o secretário de Agricultura do município de Rio Branco, Jorge Fadel, visitou o armazém da Cageacre em Seandor Guiomard (Gleilson Miranda/Secom)
Nesta segunda-feira, 9, o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, juntamente com  o secretário de Agricultura do município de Rio Branco, Jorge Fadel, visitou o armazém da Cageacre em Seandor Guiomard (Gleilson Miranda/Secom)

Nesta segunda-feira, 9, o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, juntamente com o secretário de Agricultura do município de Rio Branco, Jorge Fadel, visitou o armazém da Cageacre em Senador Guiomard (Gleilson Miranda/Secom)

As sementes de feijão serão distribuídas pelos escritórios da Seaprof aos produtores, que, além de produzir alimentos para a própria subsistência, têm a oportunidade de gerar recursos com a safra excedente.

Cada pequeno produtor rural receberá cerca de 40 quilos de sementes de feijão, que no prazo de 90 dias estará pronto para colheita. Trata-se de um produto de ciclo rápido, que depois de quatro dias da semeadura já está germinado.

Os primeiros beneficiados serão os ribeirinhos que foram mais castigados com as cheias dos rios no Estado. Ele adianta que mesmo os municípios mais isolados já estão recebendo as sementes selecionadas de feijão, como é o caso de Marechal Thaumaturgo, que recebeu 20 toneladas, e Porto Walter, que recebeu cinco. “Esta semana os técnicos dos escritórios da Seaprof já iniciam o cadastramento e distribuição dessas sementes aos produtores”, garante.

O secretário de Agricultura do município de Rio Branco, Jorge Fadel, lembra que pelo segundo ano consecutivo os produtores estão sendo beneficiados com a distribuição de sementes selecionadas de feijão. “Como nossos produtores ainda estão amargando com a perda de safra devido às cheias dos rios e igarapés, essa ação vem em boa hora”, reconhece Jorge Fadel.

“Já temos uma boa semente”, elogiou o representante da Fetacre, Jairo de Alencar, acrescentando que com o governo promovendo a agricultura familiar a partir de programas como a mecanização agrícola, e agora com a distribuição de sementes, o produtor tem tudo de que precisa para uma boa safra.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter